Risco de tornados e microexplosões em algumas regiões não está descartado, afirma Inmet
A passagem de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical deve provocar tempestades com chuva intensa, fortes ventos e risco de granizo em diversas áreas do Brasil, mas especialmente na região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil de Santa Catarina emitiram avisos meteorológicos para o risco de ocorrências a partir deste domingo (16).
Segundo o Inmet, o ciclone se forma próximo à foz do Rio da Prata, entre o Uruguai e a Argentina, e deve impulsionar a frente fria sobre o Rio Grande do Sul na madrugada do domingo. A previsão indica que esta será uma frente fria intensa para a época do ano e deverá promover fortes instabilidades até seu avanço rumo aos estados do Centro-Oeste e Sudeste.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Devido ao seu rápido deslocamento, estão previstas ao longo do domingo e segunda-feira (17) pancadas de chuva pontualmente forte, alta incidência de trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h. Em razão das condições previstas, o Inmet emitiu um alerta vermelho de grande perigo para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Por conta da distância do ciclone com o Brasil, não são esperadas condições semelhantes às que atingiram Santa Catarina e o Paraná no último fim de semana. No entanto, após a passagem da frente fria, a previsão é de que as temperaturas tenham uma queda significativa, com possibilidade de geada nas áreas mais altas da Região Sul na madrugada de terça-feira (18).
Há risco de tornados?
De acordo com o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia, ainda não estão descartados fenômenos severos de abrangência mais localizada, como tornados e microexplosões, em áreas do sul e oeste do Rio Grande do Sul, oeste do Paraná e Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul. Como o sistema frontal se desloca rapidamente, há possibilidade de linhas de instabilidade que precedem por até centenas de quilômetros a chegada da frente fria.

Em Santa Catarina, o tempo severo deve chegar na manhã do domingo, concentrado no Grande Oeste. Durante a tarde, as tempestades avançam sobre o restante das regiões. Na manhã de segunda (17), o Norte do estado segue sob risco de temporais, que devem se afastar ao longo do dia.
O aviso meteorológico da Defesa Civil de SC é válido entre a darde de domingo e a manhã de segunda-feira, quando há risco risco moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
O risco maior é para as áreas do Grande Oeste e Planaltos e a metade oeste do Alto Vale do Itajaí. No decorrer da segunda-feira, a chuva ainda pode vir intensa em alguns momentos, especialmente no nordeste catarinense.
Fábrica clandestina de armas de fogo é descoberta em Florianópolis
Homem foi preso em flagrante com pelo menos 10 armamentos
Uma operação da Polícia Militar (PMSC) desarticulou uma fábrica ilegal de armas de fogo no Norte de Florianópolis. A ação ocorreu na tarde desta quinta-feira (13) e resultou na prisão em flagrante de um homem.





