21 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

SC tem mais de 200 pinguins mortos em praias em dois dias

Foto: PMP-BS/R3 Animal
Apenas 79 animais foram resgatados vivos desde o começo da temporada, afirma R3 Animal

Mais de 130 pinguins-de-Magalhães foram encontrados mortos na Praia de Jurerê, no norte de Florianópolis, nesta quarta-feira (20). Com os animais registrados em São Francisco do Sul na última segunda-feira (18), passa de 200 o número de pinguins mortos em Santa Catarina em apenas dois dias.

Na Capital, os animais foram recolhidos pela Associação R3 Animal, responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na Ilha, para evitar a contaminação de pessoas e animais domésticos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

“Todos os animais já estavam sem vida no momento do registro e em avançado estágio de decomposição, o que impossibilita investigar a causa exata da morte”, explica Tiago Lisboa, Técnico de Monitoramento do PMP-BS/R3 Animal.

O técnico explica que é esperado o registro de um alto número desses animais no litoral catarinense durante os meses de frio. Os pinguins-de-Magalhães migram de suas colônias na Patagônia Argentina em busca de águas mais quentes e alimentos e acabam atingindo a costa brasileira. “As mortalidades costumam atingir os indivíduos mais juvenis, que se perdem do bando devido à inexperiência, não conseguem encontrar alimento e acabam encalhando debilitados nas praias, apresentando sinais de afogamento e hipotermia”, explica Tiago Lisboa.   

Desde o início da temporada, 1132 pinguins já foram registrados em praias de Florianópolis, até o dia 20 de agosto. Destes, somente 79 estavam vivos no momento do resgate e foram encaminhados ao Centro de Reabilitação da R3 Animal. A previsão da associação é que os encalhes continuem até outubro. Em 2024, foram mais de 1,8 mil pinguins encontrados mortos apenas em Florianópolis.

Diariamente, a equipe do PMP-BS/R3 Animal monitora praias da Ilha de Santa Catarina em busca de pinguins e demais animais marinhos debilitados ou mortos. A depender do estado da carcaça, os animais sem vida são encaminhados para a necropsia para investigar as possíveis causas da morte, enquanto os vivos recebem tratamento veterinário, com o objetivo de serem reintroduzidos na natureza.

O que fazer ao avistar um pinguim vivo na praia?

  • Se o animal estiver no mar, não interfira; ele pode estar de passagem e o resgate ainda não é autorizado;
  • Se o animal encalhar na areia, não tente devolvê-lo ao mar;
  • Jamais coloque o pinguim em contato com o gelo;
  • Evite se aproximar do animal: ele pode se assustar e tentar voltar para o mar;
  • Afaste crianças, animais domésticos e curiosos;
  • Acione o resgate do PMP-BS: 0800 642 3341 ou (48) 3018 2316 (diariamente das 7h às 17h)

           

             

Morre bebê internado na UTI com fraturas; polícia investiga possíveis agressões

Em menos de uma semana, mortes de 2 crianças abriram investigações por possíveis maus-tratos em SC

Morreu na noite desta quarta-feira (20) o bebê de apenas 8 meses que havia sido internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com uma série de fraturas pelo corpo e lesão no pulmão. Ele estava desde a madrugada anterior no Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A Polícia Civil (PCSC) investiga uma suspeita de agressões físicas contra a criança.

Continue lendo