25 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Economia

SC tem o maior crescimento do Brasil em número de cervejarias

Foto: Thiago Kaue/Secom
Estado tem dados relevantes nacionalmente quando se fala de produção da bebida; veja

Santa Catarina teve um crescimento expressivo no número de cervejarias ao longo de 2024. Com 25 novos estabelecimentos, um aumento de 11,1%, o estado foi o que mais cresceu no Brasil no ano passado, conforme dados do Anuário da Cerveja, divulgado em agosto pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Com esse aumento, o estado alcançou a marca de 250 cervejarias, sendo o terceiro estado brasileiro com mais empresas do setor, atrás apenas de São Paulo (427) e do Rio Grande do Sul (349). Além disso, SC aumentou a participação no todo nacional e agora representa 12,8% entre as 1.949 cervejarias do país.

Santa Catarina também tem a maior porcentagem de municípios com cervejarias. Dos 295 municípios catarinenses, 104 possuem ao menos uma fabricante de cerveja, ou seja, 35%.  Esse número é maior que o dobro da média nacional, que é de 14%. O estado também tem o segundo maior número de cervejarias por habitantes, com uma a cada 32,2 mil habitantes, atrás apenas do Rio Grande do Sul, com uma a cada 32,1 mil.

Além disso, das 20 cidades brasileiras com mais cervejarias, três estão em SC. Blumenau é a 12ª no ranking nacional, com 18 cervejarias registradas. Joinville é 17º, com 12 estabelecimentos, e Florianópolis aparece em 18º, com 11 unidades. A liderança é de São Paulo (SP), com 66, seguida de Porto Alegre (RS), com 43, e Curitiba (PR), com 29. Belo Horizonte (MG), com 25, e Caxias do Sul (RS), com 22, aparecem em seguida.

“Embora haja um grande polo produtor em Blumenau, podemos notar que há fabricação em diversos municípios catarinenses de forma descentralizada, gerando empregos e oportunidades de negócios. É preciso destacar também o ramo de produção artesanal, de microcervejarias, que buscam atender mercados específicos. O crescimento no número de estabelecimentos registrado pelo Anuário da Cerveja mostra que o setor está no caminho certo”, acrescenta Silvio Dreveck.

“Eu acho que qualquer ambiente em que você tenha segurança jurídica e estabilidade econômica, você tem uma possibilidade de prosperidade maior, você tem mais segurança para inovar principalmente. Você não tá só abrindo uma empresa, você tá entregando alguma coisa a mais para esse mercado. E você precisa dessa solidez, dessa estabilidade para poder até encontrar parceiros que te ajudem, gente que colabore com você e também um cliente que tenha mais condições de bancar produtos que, contam com inovação”, avalio Adriano Sachweh, gerente de processos e mestre cervejeiro da Kairós, empresa de Florianópolis.

           

             

Sem Neymar e Vini Jr, Ancelotti anuncia 25 convocados para próxima data FIFA

Essa foi a segunda convocação do italiano, que chamou oito nomes diferentes em relação à primeira lista

O técnico italiano Carlo Ancelotti anunciou a lista dos 25 convocados para as próximas partidas válidas pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Os jogos acontecerão nos dias 4 e 9 de setembro, contra Chile, no Brasil, e Bolívia, em El Alto, respectivamente. Vale lembrar que a seleção já está classificada para a Copa do Mundo de 2026. O passaporte foi carimbado após a vitória por 1×0 contra o Paraguai, no dia 10 de junho. As ausências de Neymar e de Vinícius Júnior, este por estar suspenso para o primeiro jogo, já eram esperadas e foram confirmadas.

Continue lendo