26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Secretaria de Saúde de Chapecó orienta foliões para o Carnaval

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, acontece o Carnaval, uma festa tradicional e por isso muitas pessoas aproveitam a festa e a diversão. Mas para aproveitar o feriado com cuidado e segurança, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde realizará uma ação de orientação.

No sábado (18), das 8h às 12h e das 13h às 18h, na sede da Associação dos Diabéticos, no Terminal Urbano de Chapecó, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará realizando testagens, entrega de preservativos e orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis  (IST’s). Também serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, lubrificantes e fôlderes informativos em língua portuguesa e espanhola, além de atendimento com psicóloga para avaliação do resultado e promoção de educação em saúde.

De acordo com a Coordenadora do SAE, Vanize Putzel, durante a ação, as equipes da Secretaria de Saúde também vão orientar sobre a prevenção combinada (PrEP e PEP). A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV.

Trata-se de uma estratégia adicional de prevenção disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV. A Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), é uma forma de prevenção à infecção pelo HIV em pessoas que tiveram um possível contato recente com o vírus. Já é ofertada pelo município há alguns anos.

 

Além do SAE todos os Centros de Saúde da Família também realizam a testagem, a distribuição de preservativos e as orientações sobre as IST’s, nos horários de atendimento de cada unidade de saúde de referência do usuário.

A Farmácia Central, localizada na Arena Condá, também realiza a distribuição de preservativos aos usuários. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 07h30 às 22h e nos sábados, domingos e feriados das 16h às 20 horas.

O Secretário de Saúde Jader Danielli destacou a importância do serviço oferecido em Chapecó, e que atualmente estão em acompanhamento e tratamento 1514 pessoas vivendo com HIV/AIDS, de Chapecó e mais 36 municípios. “As atividades de orientação são importantes para reforçar a prevenção e detecção precoce dessas doenças, promovendo um atendimento adequado a esses usuários”, finalizou.

A testagem para HIV é rápida, segura, sigilosa e gratuita, podendo ser realizada nos Centros de Saúde, no SAE e, nos fins de semana e feriados, na Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) e no Pronto Atendimento Efapi (PA EFAPI). Os medicamentos para tratamento são dispensados pelo SAE, e em casos específicos como fins de semana e feriados, são dispensados pelos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento.

O Serviço de Atendimento Especializado – SAE fica localizado na Rua Jorge Lacerda, 75, Centro, Policlínica Municipal. Telefone de contato: (49) 3331 2514.

Foto: Prefeitura de Chapecó/Reprodução

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde

Saúde