26 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Cotidiano

Sede do Conselho Tutelar volta a atender presencialmente após uma semana de suspensão

Foto: Google Street View/ Reprodução
Prédio foi interditado temporariamente pelo MP por conta de problemas estruturais; prefeitura de Florianópolis garante condições de trabalho no piso térreo

Voltou a funcionar, nesta segunda-feira (26), o Conselho Tutelar do Centro de Florianópolis após uma semana fechado para atendimentos presenciais por conta de problemas na estrutura. O prédio, que funciona como uma estrutura da Assistência Social para garantir o direito das crianças e dos adolescentes, funcionava em situações precárias, com risco de incêndios por conta de problemas com a fiação elétrica.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A sede estava fechada desde a segunda-feira da última semana (19), quando o Ministério Público de Santa Catarina determinou a suspensão temporária das atividades por problemas na estrutura. Falhas foram identificadas na sexta-feira anterior (16), quando fiscais foram ao local e realizaram uma reunião com responsáveis. Segundo o órgão, o prédio, alugado pela Prefeitura de Florianópolis desde 2014, está em situação de risco iminente, com problemas estruturais, de infiltração e, especialmente, na rede elétrica, sob perigo de incêndio que poderia ser causado por um curto-circuto. O MP, então, recomendou a paralisação das atividades até que as obras emergenciais fossem realizadas.

Obras realizadas

De acordo com a Secretaria Municipal da Assistência Social (Semas), os reparos foram concluídos ao longo da última semana, ficando o prédio apto a receber as atividades. As condições de trabalho estão garantidas no térreo da estrutura, não causando prejuízo ao atendimento à população e, segundo o município, as medidas adotadas contam com o conhecimento e o acordo das conselheiras, conforme deliberação conjunta realizada no âmbito do Ministério Público. “A Semas segue acompanhando a situação e executando as etapas acordadas para a melhoria definitiva da estrutura”, finaliza a nota.

Sede fechada

A situação da sede do Conselho Tutelar da região central de Florianópolis foi pauta na Capital nas últimas semanas. No dia 16, o Ministério Público convocou uma reunião com responsáveis da prefeitura para debater soluções sobre o prédio. Isso se deu por conta da situação inadequada em que o prédio funcionava, com possibilidade de incêndio e até cedimento da estrutura.

Ficou acordado na reunião que a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social, iria providenciar obras emergenciais, tanto na parte estrutural quanto na rede elétrica. Isso seria feito com a sede fechada, sendo que as atividades presenciais seriam interrompidas de forma temporária. Segundo a prefeitura, as intervenções solicitadas foram realizadas e os atendimentos voltaram à normalidade nesta segunda-feira.

           

             

Calor e instabilidade acendem alerta para temporais nesta semana em SC

Regiões podem ter chuva intensa, vendavais e granizo

A última semana de janeiro será marcada por características típicas de verão em Santa Catarina. Dias que começam com tempo estável e predomínio de sol favorecem a elevação das temperaturas e podem terminar com temporais isolados entre as tardes e noites. A partir de quinta-feira (29), no entanto, as tempestades ganham ainda mais força no estado, alerta a Defesa Civil.

Continue lendo