3 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Política

Segundo dia do COMAC tem palestras sobre mulheres, educação e outros temas

Foto: Caio Graça/ FECAM
Evento reuniu 314 prefeitos e vice-prefeitos do estado, que participaram de debates sobre os futuros das cidades

Nesta quarta-feira (3), o Expocentro, em Balneário Camboriú, recebeu o segundo dia do Congresso de Municípios de Santa Catarina (COMAC-SC), cujos destaques foram as mulheres no centro das políticas públicas. Neste tema, foram destacadas algumas figuras da política catarinense, como a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan. Ela falou sobre as ações em prol das mulheres que tomou durante o mandato e defendeu a participação da mulher na política como uma forma de defender seus direitos e crenças. “Melhorar a vida da mulher é melhorar a vida de toda uma comunidade”, destacou.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Outra que palestrou neste tema foi a secretária de assistência social e desenvolvimento humano de Rio do Sul, Maria Helena Zimmermann, que ainda há muitos desafios para implantar medidas para beneficiar o público feminino, ainda mais aquelas para protegê-lo da violência. “Não há liberdade plena sem garantias concretas. Combate à violência exige renda, moradia e proteção social”, frisou.

Educação

Outro destaque deste segundo dia foi o painel sobre educação e conectividade nas escolas. Palestraram Luciane Ceretta, secretária de estado da educação, e Gustavo Madeira, presidente do Ciasc, que defenderam o uso da tecnologia para ajudar na aprendizagem e transformar a vida de professores e alunos.

Turismo e geração de emprego

O bloco sobre turismo sustentável e geração de emprego também foi realizado ao longo do evento na manhã desta quarta e teve a apresentação de iniciativas que unem preservação ambiental, valorização regional e desenvolvimento econômico. Falaram sobre isso a secretária de estado do turismo, Catiane Seif, o prefeito de Quilombo, Jaksom Castelli e secretária de turismo de Lages, Ana Lúcia Vieira.

Outros temas

Já no período da tarde, a pauta meio ambiente também ganhou destaque na Comac 2025. Os principais temas debatidos foram a mudança climática e suas consequências. O deputado federal Pedro Aihara e o coronel Fabiano de Souza, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, falaram sobre a necessidade dos municípios estarem preparados frente a eventos extremos, promovendo cidades mais resilientes.

A inteligência artificial, assunto tão comentado ultimamente, foi o principal destaque da Arena Técnica, que falou sobre a transformação social. Especialistas apontaram como a IA já está ajudando na elaboração de políticas públicas, apoiando as prefeituras na tomada de decisões e na melhoria dos serviços públicos. Já na Arena Jurídica, o foco foi na regulamentação de carreiras e na aplicação da inteligência artificial dentro do setor público. O segundo dia também contou com discussões sobre segurança pública, cidades inteligentes e saneamento, sempre com o olhar voltado ao fortalecimento do municipalismo, marca da atuação da FECAM nos 295 municípios do estado.

Paralelamente às palestras, a programação do Prêmio FECAM Práticas de Excelência, que ao longo do dia apresentou os projetos selecionados em diversas áreas da gestão municipal. A iniciativa reconhece ações inovadoras que podem servir de inspiração e exemplo para outras cidades catarinenses. Neste segundo dia, 314 prefeitos e vice-prefeitos estiveram reunidos.

O COMAC

O Congresso dos Municípios Catarinenses é organizado pela Federação Catarinense dos Municípios e acontece até esta quinta-feira (4) em Balneário Camboriú, com programação até meio-dia. A palestra do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, falará sobre perspectivas econômicas para o país e impactos nos municípios, além da reunião dos prefeitos com a bancada de deputados estaduais, reforçando o diálogo político em defesa do municipalismo catarinense.

           

             

Três tipos sanguíneos estão com o estoque em nível de alerta no Hemosc

Instituição reforça importância das doações, especialmente de pessoas com sangue A-, O+ e O-

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, o Hemosc, está com o estoque de três tipos sanguíneos em nível de alerta, o que significa que não há quantidade suficiente para atendar a população a médio e longo prazo, indicando um risco de desabastecimento. São os tipos neste nível: A-, O+ e O-, o doador universal. Por isso, o Hemosc reforça a importância de doações, especialmente do público com esses tipos sanguíneas.

Continue lendo