Equipe fez história em 2018 ao se classificar para a Copa do Mundo, mas amarga duas edições seguidas sem conseguir a classificação; relembre a trajetória de Mano no futebol
A seleção peruana de futebol agora terá um brasileiro no comando. O técnico Mano Menezes, com passagens por seleção brasileira e diversos grandes clubes do futebol nacional e internacional, foi o escolhido pela Federação Peruana de Futebol para iniciar um novo ciclo rumo à Copa do Mundo de 2030, já que ficou de fora da edição de 2026 ao terminar as eliminatórias sul-americanas na nona colocação. A apresentação ocorreu nesta quinta-feira.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O time não vive um bom momento. Após fazer história em 2018, ao voltar a uma Copa do Mundo após 36 anos, a seleção amarga duas edições seguidas sem conseguir se classificar. Já na Copa América, competição da qual é bicampeã, mas não ganha desde 1975, teve a última grande campanha em 2019, quando chegou à final contra a seleção brasileira.
Na entrevista de apresentação, Mano falou sobre a alegria em assumir a seleção, mas também em trabalhar para recuperar a identidade da seleção: “Vamos construir um projeto, buscaremos recuperar nossa identidade”, disse.
Mano Menezes
Luiz Antônio Venker Menezes, natural de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, tem 63 anos e é um dos treinadores mais icônicos do futebol brasileiro, seja pelas respostas ríspidas em entrevistas coletivas ou por seus diversos trabalhos frente a clubes brasileiros. Ao longo dos 30 anos de carreira, conquistou 11 troféus, além da medalha de prata nas Olimpíadas de 2012 e dois prêmios individuais.
No início do século, teve bons trabalhos, especialmente no Corinthians e no Grêmio. O bom desempenho chamou a atenção da Confederação Brasileira de Futebol, que o convidou para assumir a seleção após a demissão de Dunga, ocorrida após a eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010. Um dos principais destaques em frente à “Amarelinha” foi a convocação de Neymar e Paulo Henrique Ganso, dupla que brilhava no Santos e era pedida por milhões de torcedores na seleção principal.
Os bons momentos, no entanto, foram poucos. Com desempenho ruim contra seleções de expressão, o trabalho de Mano na seleção terminou com 23 vitórias, seis empates e seis derrotas. Em competições, o retrospecto também foi ruim: eliminação nas quartas de final da Copa América de 2011 para o Paraguai e medalha de prata nas Olimpíadas de 2012, sendo derrotado para o México na final.
Por clubes, 16 no total, foram 11 troféus, mas a grande maioria até 2019, com exceção da Recopa Gaúcha, conquistada com o Grêmio em 2025. Recentemente, teve trabalhos contestados e polêmicas acumuladas devido a episódios de confusões e brigas.
Atuação de 2 ciclones próximos a SC acendem alertas para temporais e chuva intensa
Fim de semana tem risco alto de ocorrências em grande parte do estado, avisa Defesa Civil
A atuação de dois ciclones extratropicais acendem alerta para fortes temporais em Santa Catarina pelo menos até a próxima quarta-feira (4). O primeiro deles está atuando em alto-mar e mantém condições para tempestades ao longo deste fim de semana. Segundo a Defesa Civil estadual, o sistema atua distante da costa, mas ainda com influência para provocar instabilidades, especialmente na metade leste do estado.





