17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana começa com frente fria e chuva volumosa em SC; veja previsão

Maiores acumulados de chuva estão previstos para esta segunda e terça-feira

A semana começou com tempo instável na maior parte de Santa Catarina. A região Sul do estado foi a mais atingida pela chuva, que chegou a acumulados de 85 mm em Nova Veneza e 76 mm em Araranguá. Já a partir desta segunda-feira (4), o avanço de uma frente fria favorece a formação de temporais com chuva intensa, vendaval e chances de granizo em grande parte do estado, pelo menos até a terça-feira (5).

De acordo com a Defesa Civil, o risco para ocorrência como alagamentos, enxurradas, destelhamentos, deslizamentos e danos à rede elétrica é alto para os Planaltos Norte e Sul, Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis, podendo alcançar também áreas do Oeste e Litoral Sul. No restante do estado, o risco para ocorrências é moderado.

As instabilidades avançam pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul ainda pela manhã, mas ganham força a partir da tarde, principalmente entre o Meio-Oeste e o litoral, onde são esperados os maiores volumes de chuva. No Litoral Norte e áreas próximas, as chuvas ocorrem de forma intensa e volumosa entre a noite desta segunda e a madrugada de terça. Ao longo da terça-feira, o dia continua chuvoso no estado, mas com o afastamento da frente fria as instabilidades perdem força gradualmente até o período da noite.

De forma geral, no começo desta semana, os acumulados de chuva devem variar entre 75 e 100 mm entre o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e boa parte do litoral. No Litoral Norte, os volumes totais devem ser ainda maiores, variando em torno de 150 mm. Confira abaixo a previsão para a semana.

 

Segunda-feira

Nesta segunda-feira (04, em função da influência da frente fria, o tempo fica instável e chuvoso. Entre o final da manhã e o início da tarde já devem ocorrer pancadas de chuva e temporais isolados com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e alagamentos pontuais no Grande Oeste, que avançam para o restante do estado entre a tarde e a noite.

As máximas oscilam entre 18 e 27°C no Planalto Sul, Litoral Sul e no Oeste e variam entre 25 e 35°C no restante do estado. O vento sopra com intensidade fraca, com rajadas de até 50 km/h do Litoral Sul ao baixo Vale a partir da tarde. A agitação marítima aumenta no final do dia, com o mar agitado, e ondulações virando de sul/sudeste, com alturas entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3,0 m entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis e mar pouco agitado no Litoral Norte e ondas entre 1,5 e 2,0 m, com picos de até 2,5 m em alto mar. O risco é moderado para agitação marítima entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis a partir do período da noite.

Terça-feira

Com a atuação da frente fria, a terça-feira, já inicia chuvosa desde a madrugada nas áreas de divisa com o RS, no litoral e em suas proximidades. Ao longo da manhã, as instabilidades intensificam e se espalham pelo estado, causando pancadas com trovoadas e temporais, sendo mais intensos do centro ao leste do estado. Com o afastamento lento da frente fria, entre o final da tarde e a noite o tempo começa a estabilizar a partir do Oeste.

As temperaturas mínimas variam entre 12 e 15°C na Serra e na Grande Florianópolis Serrana e marca entre 16 e 21°C pelo estado. À tarde, as máximas oscilam entre 24 e 28°C no Oeste, Extremo Oeste e no Planalto Norte e variam entre 13 e 23°C nas áreas restantes. Ao longo da tarde, o vento sopra com rajadas de até 60 km/h nas áreas costeiras e em pontos do Planalto Sul. O mar fica muito agitado com ondas de sul/sudeste, entre 2,5 e 3,0 m e picos de 3,5 m de Florianópolis para o Litoral Sul, e agitado no Litoral Norte, com ondas entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3,0 m. O risco é moderado a alto para agitação marítima e chance de ressaca.

Quarta-feira

Na quarta-feira (6), um sistema de alta pressão passa a influenciar o tempo no estado com o dia iniciando com bastante nuvens do centro ao leste do estado e com céu mais aberto no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul. Na madrugada, ocorre chuva fraca e isolada do Baixo Vale ao Litoral Norte, que cessa ao longo da manhã. A partir da tarde, a nebulosidade aumenta em todas as regiões devido à combinação de calor e umidade e ocorrem temporais bem isolados e pancadas de chuva, principalmente no Grande Oeste. No litoral ocorre chuva fraca e isolada devido à circulação marítima ao longo da noite. O risco é baixo para ocorrências.

As temperaturas mínimas marcam entre 9 e 16°C no Grande Oeste, Planaltos, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis Serrana, nas demais áreas elas variam entre 15 e 22°C. À tarde, as temperaturas máximas oscilam entre 23 e 31°C no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul e variam entre 19 e 24°C nas demais áreas. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, com rajadas de até 45 km/h na costa da Grd. Florianópolis ao Litoral Norte na madrugada.