16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana será de tempo firme e volta do calor; confira a previsão

Dias começam com temperaturas amenas e terminam com chances de pancadas de chuva em algumas regiões

O tempo firme que predominou em toda Santa Catarina ao longo deste final de semana, proporcionado por uma massa de ar seco e fria, deve persistir em grande parte do estado ao longo desta semana. O céu permanece limpo na maior parte das regiões, o que faz com que os dias voltem a esquentar durante a tarde. Por conta do calor e a umidade, há chances de pancadas de chuva nos finais de tarde no Litoral e no Grande Oeste. Confira a previsão do tempo para a semana.

Segunda-feira

Esta segunda-feira (25) começou com sol em todas as regiões do estado, com maior observação de nuvens no Litoral e áreas próximas, devido à circulação marítima. Entre a tarde e o início da noite, o aquecimento, a disponibilidade de umidade e a passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo mar favorecem a ocorrência de chuva no Litoral acompanhada por algumas trovoadas no Litoral Norte e no Médio e Baixo Vale do Itajaí. O risco é baixo para ocorrências relacionadas.

À tarde, as temperaturas máximas variam entre 27 e 32°C na maioria das regiões, com exceção do Planalto Sul onde oscilam entre 23 e 26°C. Vento fraco, virando de noroeste para sul do Extremo Oeste aos planaltos e variando de nordeste a sudeste nas demais regiões. Mar pouco agitado, com ondas de leste/sudeste entre 1,0 e 1,5m.

 

Terça-feira

Na terça-feira (26), a umidade diminui no estado, favorecendo maior presença de sol em todas as regiões. Novamente no Litoral e áreas próximas, a nebulosidade permanece mais presente e variável. Não há risco para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas mínimas variam entre 9 e 15°C no Meio-Oeste e nos planaltos, e de 15 a 20°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas voltam a subir em toda SC, com as máximas variando entre 23 e 25°C na Serra e entre 27 e 32°C nas demais regiões. O vento varia de sul a sudeste em todo estado, fraco na maioria das regiões e fraco a moderado no Litoral. Mar pouco agitado, com ondas de sudeste entre 1,0 e 1,5m.

Quarta-feira

Já na quarta-feira (24), as temperaturas voltam a subir em todas as regiões devido à maior presença de sol, que predomina em boa parte do dia. No decorrer da tarde, o calor combinado à umidade favorece o aumento de nuvens em toda Santa Catarina. Há chance de pancadas isoladas de chuva com algumas trovoadas no Grande Oeste. O risco é baixo para ocorrências associadas.

As temperaturas mínimas variam entre 10 e 14°C no Planalto Sul, Meio-Oeste e Planalto Norte. Nas demais regiões, as mínimas oscilam entre 15 e 21°C. À tarde, as máximas variam entre 27 e 32°C na maioria das regiões, com exceção do Planalto Sul, onde oscilam entre 23 e 26°C. Vento de leste a nordeste em todo o estado, fraco a moderado e com rajadas nas áreas altas e no Litoral Sul.

Quinta e sexta-feira

Tanto na quinta (28) como na sexta-feira (29), o sol aparece entre nuvens em todo estado favorecendo a elevação das temperaturas, que variam próximas a 30°C em todas as regiões. Entre as tardes e as noites, a influência de uma área alongada de baixa pressão e o calor combinado à umidade provocam pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.