25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana será marcada por temporais durante as tardes e noites; veja previsão

De chuva intensa a calor de 38º C, fevereiro começa com clima típico de verão

A semana que inicia será típica de verão em Santa Catarina, marcada por calor e por temporais nos períodos entre a tarde e noite, principalmente nesta segunda-feira (29). A disponibilidade de calor e umidade juntamente com instabilidades traz novos temporais com chuva pontualmente intensa, em especial entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, onde há um risco alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Entre o Meio-Oeste, Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral Norte, o risco é moderado. Esta condição ocorre por conta do calor durante a tarde combinado com a umidade e o vórtice ciclônico que encontra-se sobre o mar, mas ainda influencia parte do estado, causando temporais passageiros, mas que ocorrem acompanhados de chuva pontualmente intensa e em curto período de tempo.

A condição de abafamento e temporais ao final da tarde e noite é típica do verão, e esta mudança ocorre rapidamente. Por isso, em caso de chuvas intensas, a Defesa Civil orienta nunca transitar em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos. Em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

 

Terça-feira

Na terça-feira (30), devido a influência da alta pressão, as instabilidades diminuem e o dia terá predomínio de sol e variação de nuvens em todas as regiões. Entre a tarde e a noite, a oferta de calor e umidade fornecem condições para a ocorrência de pancadas de chuva e de temporais isolados do Meio-Oeste ao litoral, com risco baixo para ocorrências associadas.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 8 e 15°C no Planalto Sul e nas áreas mais elevadas do Planalto Norte e do Meio-Oeste e oscilam entre 16 e 22°C nas demais áreas. À tarde, as máximas marcam entre 21 e 26°C no Planalto Sul e variam entre 26 e 33°C nas outras regiões.

Quarta-feira

A quarta-feira (31) segue sob a influência da área de alta pressão, que deixa o dia com variação de nuvens no litoral e em áreas próximas, e com predomínio de sol e poucas nuvens nas demais áreas. Entre a tarde e a noite, novamente há condições para pancadas de chuva e temporais isolados na metade leste do estado, principalmente no nordeste catarinense, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.

As temperaturas mínimas variam entre 11 e 16°C nos pontos mais altos da Serra e do Meio-Oeste e marcam entre 16 e 22°C no restante do estado. As máximas oscilam entre 29 e 31°C no Planalto Sul e no Litoral Sul e variam entre 31 e 35°C no restante do estado.

Quinta e sexta

Entre a quinta-feira (1º) e a sexta-feira (2), segue a condição para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite no leste do estado, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. No Grande Oeste, o sol predomina entre poucas nuvens.

As temperaturas seguem altas durante as tardes, chegando aos 36°C em alguns pontos do Extremo Oeste, podendo se aproximar de 38°C.

 

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM