23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana terá ‘gangorra’ de temperaturas com calor de quase 40ºC; veja previsão

Tempo aberto, com manhãs frescas e tardes de calor extremo, deve persistir até a sexta-feira

Após uma semana de tempo encoberto e muita chuva em Santa Catarina, a semana que começa nesta segunda-feira será marcada por tempo estável e grande amplitude térmica, o que significa que devemos começar os dias com temperaturas mais amenas e experimentar calor intenso às tardes. Um sistema de alta pressão, com centro no mar na altura do Litoral Sul do Brasil, mantém o ar seco, que combinado com a presença do sol favorece a significativa variação das temperaturas.

A Defesa Civil alerta para a onda de calor no estado, que deve persistir pelo menos até a sexta-feira (15). Na segunda (11) e na terça-feira (12), as temperaturas máximas ultrapassam os 30°C em todas as regiões e ficam na casa dos 35°C em áreas do Oeste catarinense e Litoral Sul, podendo se intensificar nos dias seguintes. Neste período o risco é baixo a moderado para ocorrências como desidratação e agravamento de problemas respiratórios causados pela amplitude térmica. Confira a previsão do tempo para a semana.

Segunda-feira

A atuação de um sistema de alta pressão mantém o tempo firme, com predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões de Santa Catarina. Entre a Serra, Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, a nebulosidade aumenta a partir do final da tarde devido circulação marítima e não descarta-se chuvas fracas esparsas à noite.

 

À tarde, as temperaturas variam entre 28 e 35°C no Grande Oeste e marcam entre 26 e 30°C nas demais áreas, com valores menores nas áreas serranas. O vento sopra com intensidade fraca, de direção leste/nordeste do Grande Oeste aos planaltos e de sul a leste no litoral e em áreas próximas. Mar calmo com ondas de leste entre 1 e 1,3 m.

Terça-feira

A terça-feira será mais um dia de tempo firme, devido a massa de ar seco que atua no estado. A madrugada terá condições propícias à formação de nevoeiros em diferentes regiões, especialmente entre o Meio-Oeste, Serra e Vale do Itajaí, mas se dissipam nas primeiras horas da manhã, dando lugar ao predomínio de sol.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 10 e 15°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis serrana e marcam entre 16 e 21°C nas demais regiões. As máximas variam de 28°C a 34°C no Grande Oeste e de 25°C a 31°C nas demais áreas, com valores menores nos pontos de maior altitude. O vento varia de nordeste a noroeste pelo estado com intensidade fraca. Nas áreas costeiras do Litoral Sul, as rajadas de vento de nordeste variam de 40 a 60 km/h entre a tarde e à noite. O mar segue calmo com ondulação de leste entre 0,5 e 1,2 m.

Quarta-feira

Na quarta-feira (13), o tempo permanece firme em todo estado. Entre a madrugada e início da manhã, há condições para formação de nevoeiros entre o Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí, mas que dissipam já nas primeiras horas da manhã, dando lugar ao predomínio de sol.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 10°C e 15°C entre o Meio-Oeste, planaltos e Grd. Florianópolis Serrana e de 16°C a 22°C nas demais áreas. Durante a tarde, as temperaturas permanecem altas com marcas entre 27°C e 34°C pelo estado, com os maiores valores sendo observados no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Os ventos apresentam fraca intensidade na maioria das regiões, variando de noroeste a nordeste. Nas áreas costeiras do Litoral Sul e Florianópolis, as rajadas de vento variam de 40 a 60 km/h. Mar pouco agitado no Litoral Sul e calmo no restante do litoral com ondulação de leste entre 0,5 e 1,5 m.

Restante da semana

Na quinta-feira (14), o tempo permanece firme em todo estado e o calor se intensifica um pouco mais, com máximas de 33 a 35°C na maior parte do estado e de 35 a 38°C no Grande Oeste, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí.

Na sexta-feira (15) o calor continua intenso, mas a partir da tarde a passagem de uma frente fria deve trazer mudanças no tempo em todo o estado. Entre a tarde e a noite, deve haver condições para pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul, com risco baixo para ocorrências associadas. Durante esse período, as temperaturas máximas seguem entre 34°C e 37°C em áreas do Oeste e Litoral Sul.