23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana terá nova onda de calor e temporais isolados; confira a previsão completa

Máximas devem se aproximar dos 40 ºC em áreas do Grande Oeste

O clima vai ferver nesta semana que antecede o carnaval, e não é nem por conta dos bloquinhos que já agitam cidades catarinenses. É porque a partir desta segunda-feira (5) uma massa de ar quente que atua sobre o estado provoca uma onda de calor intenso que deve persistir pelo menos até a sexta-feira (9). Confira abaixo a previsão completa para a semana.

Ao longo da semana, os dias já amanhecem abafados e as temperaturas se elevam rapidamente até o período da tarde, quando as máximas ficam entre 32 e 35°C em praticamente todas as regiões. As temperaturas mais elevadas são esperadas no Grande Oeste, principalmente próximo à divisa com o RS e na fronteira com a Argentina, onde as máximas oscilam entre 36 e 38°C, podendo chegar aos 40°C. No Vale do Itajaí, o calor também será bastante intenso, com máximas de 38°C na terça (7) e na quarta-feira (8), enquanto no restante da semana permanecem próximas dos 35°C.

Nas horas mais quentes do dia há risco de desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. As áreas de maior risco ficam entre regiões do Extremo Oeste e Oeste. O risco é moderado em todo o restante do extado, exceto a faixa mais próxima do litoral, onde o risco é baixo. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de SC recomenda que a população se mantenha hidratada e evite exposição solar nas horas mais quentes do dia.

 

Previsão para a semana

Segunda-feira

Nesta segunda-feira, o clima é de sol e variação de nuvens em todas as regiões. A partir da tarde, retornam as condições para pancadas de chuva e temporais isolados típicos de verão, devido ao calor e umidade disponível, especialmente entre o Planalto Sul, Grande Florianópolis serrana, Alto Vale do Itajaí e Meio-Oeste. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.

As temperaturas ficam semelhantes ao domingo (4), com máximas que superam os 30°C em grande parte do estado, chegando aos 35/37°C no Extremo Oeste e 33°C no Vale do Itajaí. O mar continua calmo com ondas de sudeste a leste, virando para sul no Litoral Sul no final do dia com picos de 0,5 a 1,0m.

Terça-feira

A terça-feira (6) será mais um dia de muito calor em todo estado, com temperaturas máximas superando os 30°C em praticamente todas as regiões e ainda com marcas próximas dos 35/36°C no Oeste e Extremo Oeste. Com todo esse calor, no período da tarde há condições para pancadas de chuva e temporais isolados para todas as regiões, especialmente do centro para o leste do estado e nas áreas de maior altitude. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.

No amanhecer, temperaturas entre 13 e 17°C nos planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis serrana e entre 20 e 23°C nas demais regiões. A agitação marítima aumenta um pouco no Litoral Sul, com ondas de sul de 1,0 a 1,5m. No restante do Litoral ondas de sudeste a leste entre 0,5 e 1,0m.

Quarta-feira

Na quarta-feira (7), as condições seguem típicas de verão em Santa Catarina, com o dia começando com predomínio de tempo firme e as temperaturas apresentando rápida elevação, o que deve proporcionar calor e sensação de abafamento. A partir da tarde, a combinação de calor e umidade com um ambiente atmosférico instável voltam a favorecer o desenvolvimento de temporais isolados pelo estado, que podem acarretar em chuva pontualmente intensa com risco baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas ficam muito semelhantes aos dias anteriores, com marcas de até 35/37°C em áreas do Oeste e Extremo Oeste, com valores pontualmente mais altos. Ondulação pouco agitada no Litoral Sul e calma no restante do Litoral, com alturas entre 0,5 e 1,5 m.

Quinta e sexta

Entre a quinta (8) e sexta-feira (9), o forte calor segue presente e as temperaturas máximas permanecem acima dos 30°C em praticamente todas as regiões, com o Extremo Oeste e Oeste registrando as maiores marcas, entre 36°C e 38°C, com valores pontualmente mais altos. Além disso, o forte aquecimento segue favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isoladas entre as tardes e noites com risco baixo a localmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.

 

Foto: Epagri/Ciram