24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Semana terá tempo estável antes de chuvas acima da média; veja previsão

Foto: Secom/Reprodução

Defesa Civil alerta para grandes volumes de chuva nas primeiras semanas de maio

Os últimos dias de abril chegam com tempo instável em Santa Catarina. Apesar do registro de pancadas de chuva e trovoadas principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, esta segunda-feira (29) deve apresentar momentos de sol na maior parte das regiões, apenas com previsão de temporais isolados entre a tarde e a noite no Sul do estado.

Ainda assim, a previsão da Defesa Civil estadual é de chuvas acima da média para os 15 primeiros dias de maio. Isso acontece por conta de um bloqueio atmosférico que dificulta o avanço de frentes frias, fazendo com que elas se desloquem mais lentamente e favoreçam que os sistemas de chuva fiquem atuando por mais tempo. Confira a previsão do tempo para a semana.

 

Segunda-feira

Nesta segunda, até a quarta-feira (1º), a frente fria estacionária deve apresentar ligeiro deslocamento em direção ao RS e, por isso, a condição para chuvas e temporais ainda persiste em todas as regiões catarinenses, sobretudo nas regiões de divisa com o RS. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas.

À tarde as temperaturas máximas se aproximam dos 30°C na maioria das regiões, com exceção do Planalto Sul, onde não passam dos 25°C. O vento vira para leste/nordeste no Litoral e varia de norte a noroeste nas demais regiões, com intensidade fraca a moderada e com rajadas em torno de 60km/h no Litoral Sul.

Terça-feira

A terça-feira (30) começa com tempo estável e com predomínio de sol em todas as regiões, o que favorece a elevação das temperaturas. No decorrer da tarde, o calor associado às instabilidades provocadas pelo avanço da frente fria voltam a trazer pancadas de chuva e temporais isolados para as áreas de divisa de SC com o RS, em especial entre o Planalto Sul e o Litoral Sul. O risco é baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas aos temporais.

No amanhecer, as temperaturas mínimas ficam entre 19 e 22°C no Oeste e na faixa litorânea, e entre 17 e 20°C nas demais regiões. Apenas nas áreas serranas as mínimas ficam em torno dos 15°C. À tarde, as máximas se aproximam de 30°C em praticamente todo o estado, superando este valor no Oeste, litoral e áreas próximas. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado.

Quarta-feira

Na quarta-feira (1º), o tempo volta a ficar instável em todo o estado. Nas áreas de divisa com o RS já há condições para chuva e temporais desde a madrugada, condição que se estende até o centro do estado no decorrer da tarde, com o avanço da frente fria. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.

No amanhecer, temperaturas mínimas entre 19 e 23°C no Oeste e Litoral e entre 17 e 20°C nas demais regiões. À tarde, as máximas se aproximam de 30°C em praticamente todo o estado, superando este valor no Oeste, litoral e áreas próximas. À tarde, as máximas ficam em torno de 30°C em todo o estado, superando este valor e se aproximando dos 34°C no Oeste e Litoral.

Quinta e sexta

Entre quinta (2) e sexta-feira (3), a frente fria segue seu deslocamento para o norte, se posicionado sobre Santa Catarina. Neste período, a chuva ganha força e o risco para temporais aumenta em todas as regiões do estado. Há condição para chuva intensa com trovoadas, além de risco para alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.