26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Senador Amin é o único catarinense titular na CPMI de 8 de Janeiro

Ao visitar Lages nesta sexta-feira (26), perguntei a ele sobre a participação na CPMI de 8 de Janeiro. Disse-me que a Comissão tem o dever de realizar as investigações, porque o Congresso não pode se omitir sobre o que ocorreu no dia 8 de janeiro. Falou que já existem investigações em curso. Mas que, além das ações delituosas dos crimes de vandalismo, é preciso investigar as omissões, e como deixaram acontecer isso. Citou as palavras do presidente Lula, no dia 9 de janeiro, de que “alguém abriu as portas”. Para o Senador, seja quem tem favorecido ou descurado de suas obrigações tem de ser investigado. Disse ainda que é preciso ser respeitado o direito de defesa para todos, tanto para os que cometeram vandalismo, quanto aos que praticaram omissão. Fazer justiça e trazer a verdade será o legado que esta CPMI, respeitada a transparência da investigação. E o mais importante. Ressaltou que não vai haver investigação sigilosa, a exemplo de vários inquéritos que hoje correm em segredo de justiça. A CPMI será aberta, e que no mínimo a denúncia vai ser verbalizada, e os fatos que vierem a ser apurados, vão compor a página política, oriunda do voto das pessoas. Com contraditório ou sem, é isso que vai permitir que o Congresso cumpra com o seu dever, ou seja, estabelecer a verdade. (Foto:Jefferson Rudy/Agência Senado)

Em Lages, Progressistas debatem a organização do pleito de 2024

Esperidião Amin e o ex-deputado Ivan Ranzolin. Registro raro, em tempos de hoje, de duas grandes lideranças do PP

O Partido Progressistas de Santa Catarina tem organizado reuniões regionais para traçar a organização para as eleições municipais de 2024. Na noite desta sesta sexta-feira (26), o encontro ocorreu em Lages, na Câmara de Vereadores, com a presença do senador Esperidião Amin, da esposa dele, Ângela, além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais simpatizantes. Para Esperidião é um dever do partido discutir a situação do país, do estado e de cada município. Destaca que o PP tem uma “esquina” política completamente diferente da anterior. A do ano que vem é uma eleição da comunidade. Ninguém vota num prefeito que não conhece, ressaltando a escolha do vereador, como sendo uma relação primária. Disse ainda ter um partido com história e com raízes. Por isso, o esforço de renovação, sem desconsiderar a trajetória de serviços já prestados, valores e ética, na defesa da liberdade de expressão e de empreender, tendo como prioridade fazer Santa Catarina crescer. Por fim, acrescentou que estes valores vão permitir a renovação do quadro partidário na eleição do ano que vem.

Governador mantém visitação às regionais

O governador Jorginho Mello esteve em Tubarão nesta sexta-feira (26). Está indo em de regional por regional, conversando com os prefeitos e ver com eles a maior necessidade. Disse que abraçou Tubarão porque o município está precisando de carinho. A propostas do roteiro de visitas levam em conta o Programa Santa Catarina Levada a Sério. Afirmou ter terminado o dia com o sentimento de dever cumprido e compromisso com o catarinense.

Semana decisiva para o Marco Temporal

A Câmara dos Deputados pode votar na próxima semana o marco temporal de demarcação de terras indígenas (PL 490/07) e a medida provisória que trata da estrutura do governo Lula (MP 1154/23). A pauta oficial do Plenário ainda não foi divulgada, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira, já anunciou que a análise do marco temporal deve ocorrer na terça-feira (30).  Por 324 votos a favor e 131 contra, a Câmara aprovou o regime de urgência para o projeto do marco temporal, que determina que só serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. O relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), defendeu a aprovação do texto. Uma nova versão ainda será negociada com os líderes partidários. (Fonte: Agência Câmara)

Paulo Chagas

Paulo Chagas

Paulo Chagas

Paulo Chagas

Paulo Chagas

Paulo Chagas