25 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Serra Catarina Festival de Inverno: cultura e turismo em movimento

“Festival reúne arte, gastronomia e tradições serranas em Lages e se estende a outros municípios, fortalecendo o turismo de eventos na região” – Foto: Fernando Moraes

O último sábado, 23 de agosto, marcou a abertura oficial do Serra Catarina Festival de Inverno, em Lages. A Praça João Costa se transformou em um grande palco cultural, com música, gastronomia, artesanato e produtos típicos da Serra. A programação da Invernia Cultural envolveu artistas locais e regionais, como o piano de Gláucio Maciel, o samba e jazz da Dani Porto e o show de encerramento com Louise Lucena Trio, em homenagem ao compositor serrano Daniel Lucena. O festival, criado em 2016 e já consolidado como um dos maiores do gênero no país, ultrapassa os limites de Lages. Em 2025, a programação se estende a 18 municípios da Amures, integrando cultura, turismo e desenvolvimento regional até o final de setembro. Além da capital serrana, cidades como Otacílio Costa, São Joaquim e Urubici receberão etapas presenciais, fortalecendo a proposta de um calendário colaborativo e diversificado.

Valorização do turismo serrano

Mais que um conjunto de eventos, o Serra Catarina é um projeto de valorização do turismo de eventos. Ele transforma praças, ruas e espaços urbanos em polos culturais, movimenta o comércio, estimula a economia e reforça o pertencimento regional. É também uma vitrine do que a Serra Catarinense tem de melhor: sua gente, suas tradições e seu potencial turístico. Com o envolvimento da CDL de Lages, prefeituras, Governo do Estado, Sebrae e demais entidades parceiras, o festival mostra que quando há integração entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, os resultados aparecem. O turismo de inverno ganha força, a cultura local é valorizada e a Serra se projeta como referência nacional em eventos.