14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Serviço aeromédico do Samu é inaugurado na Serra catarinense

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Lançamento aconteceu em Lages como parte das ações da Estação Inverno

O Governo do Estado implantou o serviço aeromédico do Samu em Lages, na Serra catarinense. Com a presença do governador Jorginho Mello, a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a 5ª Base do Batalhão de Aviação da Polícia Militar foi firmada nessa quinta-feira (20).

A intenção é garantir mais assistência aos turistas que visitam a Serra. A iniciativa faz parte da Estação Inverno, um conjunto de ações e eventos que o Estado organizou para destacar o potencial turístico e cultural da região.

 

O serviço oferece suporte avançado à vida (UTI aérea) e conta com a parceria do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), que dispõe de um helicóptero (Águia 04) para o atendimento de casos graves, resgates, ocorrências primárias e transporte aeromédico. O serviço contará com sete profissionais da saúde: cinco médicos e dois enfermeiros. Com a união dos trabalhos, espera-se uma redução no tempo de resposta a situações críticas, salvando mais vidas e proporcionando atendimento médico rápido e eficiente aos pacientes.

“Essa parceria entre o Samu e a Polícia Militar vem para dar condições nessa temporada de atender as demandas na área de saúde, além da segurança. E depois vai permanecer de maneira fixa aqui. Essa entrega de equipamentos vai dar tranquilidade, melhorar a estrutura, trazendo funcionários que possam trabalhar e atender nessa estação”, disse o governador Jorginho Mello.

“Este foi um trabalho que iniciou com a deputada Carmen Zanotto, enquanto secretária, e que demos continuidade conforme a determinação do governador Jorginho Mello. Um importante investimento para a Serra catarinense. O serviço faz parte das ações que estamos desenvolvendo com a ampliação do serviço aeromédico em outras regiões como no Grande Oeste, com aquisição de uma aeronave asa fixa em Joaçaba”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

A Secretaria da Saúde também investiu na aquisição de novos equipamentos para a operacionalização do serviço durante o inverno. A disponibilidade de tecnologias aprimoram a capacidade das equipes de saúde em fornecer cuidados de alta qualidade em situações de emergência, garantindo que os pacientes recebam o tratamento necessário durante o transporte, independentemente das condições ou da localização.