4 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Sete municípios registram danos causados por vendavais nas últimas duas últimas semanas

Foto: Defesa Civil/Divulgação
Defesa Civil informa que eventos estão associados à transição do outono para o inverno; primeira quinzena de julho deve ser mais tranquila

A Defesa Civil de Santa Catarina fez um balanço das ocorrências associadas aos ventos fortes nas últimas semanas. Segundo o órgão, no primeiro fim de semana do inverno, entre os dias 22 e 23 de junho, um tornado provocou estragos em seis cidades da região Oeste e da Serra Catarinense – Passos Maia, Xavantina, Belmonte, Descanso, São José do Cerrito e Lages. Imagens divulgadas pela instituição mostram postes caídos, casas destruídas e grandes áreas de mata derrubadas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Em alguns locais, como entre os municípios de Belmonte e Descanso, foram registradas rajadas de vento acima dos 100 km/h. Um evento em especial chamou a atenção nessa localidade. De acordo com nota publicada pelo órgão na época, houve uma microexplosão, que foi responsável pela derrubada de árvores e destelhamento de casas, deixando diversas famílias desabrigadas. O órgão destaca que a ocorrência desses eventos, em especial no período de transição do outono para o inverno, é uma característica da região Sul do país, especialmente do Oeste Catarinense.

Foto: Cleiber Ebertz/Defesa Civil

No fim de semana seguinte, novos eventos climáticos foram registrados, mesmo que menos severos. Entre os dias 28 e 29 de junho, o município de Campos Novos, localizado no Meio-Oeste catarinense, foi atingido por uma forte tempestade que provocou chuvas fortes e vendavais. Esta tempestade resultou em destelhamentos, queda de árvores, danificação da rede elétrica e alagamentos em diversos pontos da cidade.

Imagens aéreas feitas na comunidade Boa Esperança, no interior do município, mostram a destruição causada pelo fenômeno. A Defesa Civil apurou a possibilidade do evento estar associado a um tornado. Porém, uma análise feita com auxílio de radar não indicou assinaturas típicas de tornado nas medições.

A tempestade que atingiu o município durante a madrugada foi considerada uma supercélula (tempestade severa), com maior potencial para ventos fortes e chuva intensa, provocando ventos de 90 km/h a 100 km/h, no momento mais intenso.

Previsão para as próximas semanas

A Defesa Civil tranquiliza a população catarinense, principalmente aos residentes das áreas mais afetadas. A previsão indica que não haverá chuva volumosa e intensas massas de ar frio. O tempo deve ficar firme, com a presença do sol e temperaturas mais amenas. Em alguns momentos podem ocorrer mudanças nos ventos, variação de nuvens e chuva isolada, mas nada que traga riscos para a população nas próximas duas semanas.

           

             

Psol anuncia Afrânio Boppré como pré-candidato ao governo

Assista ao Comentário do Prisco desta quinta (3)

Três pré-candidatos ao governo do estado nas eleições de 2026 já foram anunciados. O último a ser divulgado é Afrânio Boppré, do Psol. O vereador de Florianópolis pelo quarto mandato consecutivo deve ser um dos dois nomes que irão concorrer representando a esquerda. Cenário diferente dos últimos dois pleitos, em 2018 e 2022, quando apenas o PT lançou um candidato e os outros apoiaram.

Continue lendo