Alta de 7% só não foi maior que a do Amapá, que teve 9%
O comércio varejista de Santa Catarina foi destaque a nível nacional nos cinco primeiros meses deste ano. Dados divulgados nesta terça (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o crescimento de vendas em relação ao mesmo período do ano passado foi de 7% no estado, enquanto a média nacional foi de 2,2%. Apenas o Amapá, com 9% de elevação, teve índice melhor que SC.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O setor que registrou maior aumento nas vendas foi o de uso pessoal e doméstico, com 15,5%. Segmentos como hipermercados e supermercados (8,1%), tecidos, vestuário e calçados (7,2%), farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (6,2%), combustíveis e lubrificantes (4,1%) e móveis e eletrodomésticos (3,9%) também registraram elevação.
O governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, destaca os números positivos e acredita que o baixo nível de desemprego em SC colabora para essa alta. “O estado tem a menor taxa de desemprego do país, com apenas 3%, e continua gerando empregos, bem como oportunidades de empreendedorismo. Com a forte geração de renda, o catarinense está comprando mais, movimentando o comércio e fazendo a economia girar”, analisa.
Comércio ampliado também registra desempenho positivo
Na análise do comércio varejista ampliado, que considera mais segmentos, o percentual catarinense também é positivo: crescimento de 5,1%. O destaque são as vendas de material de construção, que cresceram 8,8% no período, acompanhando o aquecimento do mercado de construção civil. As vendas de veículos, motos e peças, com alta de 3,6%, também mostraram evolução. Já as vendas em atacados oscilaram negativamente em -2,1%.
Motociclista é lançado de viaduto e atropelado por carro em Florianópolis
Vítima de 35 anos morreu no local; acidente ocorreu na SC-401
Um homem de 35 anos morreu após ser lançado de um viaduto e em seguida atropelado por um carro em uma pista marginal da SC-401 na manhã desta terça-feira (8). O acidente ocorreu em Canasvieiras, no Norte de Florianópolis.