19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cláudio Prisco

Só grana, dinheiro, money

Imagem: FIESC

10 de maio de 2024

O Senado aprovou a volta do seguro obrigatório para veículos automotores, o DPVAT. O valor ainda não está definido, mas pode chegar aos R$ 70. Pode parecer irrisório, mas não é. O que ocorre é o seguinte: o apetite insaciável deste governo só pensa naquilo: arrancar dinheiro do cidadão.

Já aprovaram uma reforma tributária que vai tirar mais dinheiro do bolso de quem trabalha e produz. Onde eles conseguem meter o nariz, já querem meter a faca também. Cada vez provocar mais receita. Para investir adequadamente? Nada disso. Estamos assistindo ao estouro da boiada, déficit fiscal sem precedentes e rombos bilionários em estatais. O país já quebrou. Claro que ninguém fala disso, pois pode ser enquadrado em “Fake News”.

Crueldade sem limites

Vamos ficar no caso específico do Rio Grande do Sul. O governo federal, sob Lula III, se amarra, não manda recursos em valores suficientes. Verdadeiras migalhas estão sendo transferidas a um estado arrasado por uma tragédia sem precedentes.

Vidas

Com mais de 100 mortos, quase 2 milhões de gaúchos atingidos e a insensibilidade absoluta.
O contingente das Forças Armadas e da Força Nacional de Segurança, é de 150 mil policiais. Mandaram 3 mil ao Rio Grande do Sul. Precisa falar mais alguma coisa?

Portentos

São os estados brasileiros, através das polícias militares (PM’s) e corpos de bombeiros, que estão dando o devido respaldo oficial aos gaúchos. A sociedade civil é quem está efetivamente ajudando os vizinhos. Quando não é atrapalhada pelo poder público, como no episódio da ANTT, que multava caminhões com donativos por estarem acima do peso. Precisa falar mais alguma coisa?

Na moleira

O governador Jorginho Mello gravou um vídeo ao lado de um servidor da Defesa Civil que estava no comboio parado e multado. Foram duas multas: por excesso de peso e evasão porque os valorosos trabalhadores foram cumprir sua missão e levar os donativos a quem está passando fome e sede.

Canalhice

A ANTT foi obrigada a recuar, mas não é só isso não. A partir de Brasília, sob um Lula que só quer vingança, vemos uma série de comportamentos que só mostram a indiferença, a desumanidade deste governo.

Peso

Quem está dando conta do recado é a sociedade civil. Porque se fôssemos depender dos militares, das tais autoridades constituídas do poder público brasileiro, nada aconteceria. Aliás, muito maior seria o prejuízo, em vidas e tudo o mais.

Deboche

Trata-se de um governo sem moral. Tanto a União como todos os seus apêndices. Em contraponto, quem transborda moral é a sociedade civil.

Ressurreição

Mas retomando a questão do DPVAT, essa verdadeira excrescência que havia sido fulminada de morte em 2021, sob Bolsonaro e Paulo Guedes. O governo anterior, aliás, não tinha essa sanha arrecadatória e gastava menos e melhor. Para ressuscitar o defunto, Lula III precisava de 41 votos no Senado. E foi esse o número conseguido.

Vergonha

De Santa Catarina, dois senadores foram contra: Esperidião Amin e Jorge Seif. A favor, Ivete Appel da Silveira. Precisa falar mais alguma coisa?

Decisiva

O que equivale a dizer que o voto dela foi decisivo. Agora o projeto foi para sanção de Lula da Silva. Ivete terá que pagar essa conta em Santa Catarina pela atitude tomada.

Farra

Para conquistar esses 41 votos, um jabuti foi embutido no projeto, assegurando alguns bilhões aos parlamentares. O governo não tem recursos para o Rio Grande do Sul, mas tem para os congressistas autorizarem ainda mais o avanço da União sobre os contribuintes.