22 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Sobe para 11 o número de investigações de gripe aviária no Brasil

Santa Catarina tem casos suspeitos em 4 municípios

Subiu para 11 o número de investigações de gripe aviária de alta patogenicidade no Brasil. O painel Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves (SRN), do Ministério da Agricultura (Mapa), foi atualizado na manhã desta quinta-feira (22) com dois novos casos, um em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, e outro em Angélica, em Mato Grosso do Sul.

Os dois casos, segundo o Mapa, tratam de aves domésticas e não impõem qualquer risco para a produção comercial de produtos avícolas no país. O Brasil está oficialmente em vazio sanitário, que ocorre quando não há focos ativos confirmados da gripe aviária. Se a situação se mantiver por 28 dias, o país pode se declarar livre da doença.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Casos em Santa Catarina

Santa Catarina tem ao todo quatro casos suspeitos de H1N5. Além de Concórdia, Chapecó e Ipumirim, também no Oeste catarinense, têm focos em investigação. O primeiro deles foi encontrado em uma granja doméstica de subsistência, enquanto o segundo em uma granja doméstica comercial. O quarto caso foi identificado em um quero-quero em Garopaba, no Litoral Sul.

Em Ipumirim, as análises laboratoriais do Mapa confirmaram que o caso não se trata de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Porém, o caso continua em investigação para obtenção do diagnóstico final sobre a causa da mortalidade, que deve ficar pronto em uma semana.

Outras suspeitas em análise

No Rio Grande do Sul, a Defesa Agropecuária finalizou a inspeção na região do entorno da granja de Montengro nesta quarta-feira (21). Na região, foram coletadas amostras em aves domésticas com suspeita de gripe aviária em Triunfo, Derrubada, Gaurama e Estância Velha.

As amostras coletadas em Salitre (CE), Aguiarnópolis (TO) e Eldorado dos Carajás (PA) ainda estão em processamento no painel.

O Mapa busca ainda descobrir a origem e o tipo do vírus H5N1 encontrado nas amostras coletadas em Montenegro e em Sapucaia do Sul,  onde aves testaram positivo na semana passada. “Precisamos entender de onde o vírus veio, se é o mesmo vírus que atingiu os dois locais, e suas cepas”, disse o ministro Carlos Fávaro, em entrevista coletiva. “A transparência do sistema de monitoramento do Brasil oferece muita credibilidade ao mercado internacional e a população em geral”.

           

             

Trio extorquia comerciantes com ameaças de incendiar lojas e carros em Concórdia

Vítima chegou a transferir R$ 5 mil aos criminosos; outra teve veículo incendiado

Três homens foram condenados por conduzir um esquema de extorsões sob ameaça de incêndios criminosos contra comerciantes em Concórdia, cidade no Oeste de Santa Catarina. Uma vítima chegou a perder R$ 5 mil e outra teve o carro incendiado. Eles irão pegar de 12 a 16 anos de prisão.

Continue lendo