Tempo firme marca o dia na maior parte do estado, com chance de chuva fraca no Litoral e Vale do Itajaí
Santa Catarina terá uma terça-feira (6) marcada pelo predomínio do sol e pelo tempo firme na maior parte do estado. Apenas no Litoral Norte há maior variação de nuvens, e entre o Litoral e o Vale do Itajaí pode ocorrer chuva fraca e isolada pela manhã e à noite, associada à circulação marítima. As condições de alagamentos costeiros devem diminuir, devido às condições marítimas e à fase da lua.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Pela manhã, as temperaturas variam entre 9°C e 16°C nos Planaltos, Oeste e na Grande Florianópolis Serrana. No Litoral e no Vale do Itajaí, os termômetros marcam entre 21°C e 24°C. Durante a tarde, as temperaturas sobem, especialmente no Oeste, onde podem ultrapassar os 30°C. No Litoral e no Vale do Itajaí, as máximas ficam entre 25°C e 30°C, enquanto nos Planaltos e no Meio-Oeste variam de 21°C a 28°C.
Confira a previsão para os próximos dias
Na quarta-feira (7), o calor ganha força em Santa Catarina. As temperaturas podem chegar a 34°C no Oeste e no Litoral Sul, e ultrapassar os 30°C nas demais regiões do estado. A combinação de calor, umidade e instabilidade atmosférica favorece o retorno de temporais isolados entre a tarde e a noite, especialmente no Oeste e em áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
Nas demais regiões, o sol segue predominando. Pela manhã, as temperaturas ficam entre 14°C e 19°C nos Planaltos, Grande Oeste e Grande Florianópolis Serrana, e entre 17°C e 23°C no Litoral e no Vale do Itajaí.
Já na quinta-feira (8), o calor se intensifica, mas a aproximação de uma frente fria deixa o tempo instável em Santa Catarina. Há previsão de temporais isolados, com possibilidade de chuva intensa. Antes da chegada das instabilidades, os termômetros podem alcançar até 35°C no Oeste, Litoral Norte, Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis. O risco é considerado moderado para alagamentos e ventos fortes.
Na sexta-feira (9), as condições para temporais persistem e o risco aumenta de forma significativa, devido ao desenvolvimento de um ciclone na Argentina. As regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul apresentam risco alto para temporais acompanhados de chuva intensa, que podem provocar alagamentos, enxurradas e danos associados a ventos fortes, como destelhamentos, queda de árvores e prejuízos à rede elétrica.
*Com revisão de Bernardo Ebert
‘O Agente Secreto’ avança para próxima fase em busca de indicação ao Oscar
Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os 15 filmes internacionais que devem ser votados antes de indicação
O filme “O Agente Secreto” está cada vez mais perto de uma indicação ao Oscar. A obra de Kléber Mendonça Filho avançou nesta segunda-feira (5) para a próxima rodada de votações e está vivo em busca de uma indicação a Melhor Filme Internacional nesta edição. Em anúncio feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, o filme estrelado por Wagner Moura está em segundo lugar para uma indicação, atrás apenas do filme argentino “Belén”.





