Grande Oeste pode registrar temperaturas que passam dos 30°C
Nesta sexta-feira (14), o tempo em Santa Catarina deve ser de sol entre nuvens em grande parte do estado. No Litoral e áreas próximas, a previsão é de chuvas fracas e isoladas durante a manhã e à noite. No Grande Oeste, o calor, combinado à alta umidade e instabilidade atmosférica, favorece a formação de pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde. Em todo o estado, os ventos serão fracos a moderados.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No amanhecer, as temperaturas mínimas ficam entre os 11°C e 14°C nos planaltos e variam de 15°C a 19°C nas demais regiões. Já à tarde, as temperaturas máximas podem superar os 30°C no Grande Oeste e variam de 22°C a 26°C no restante do estado.
Previsão para os próximos dias
O final de semana começa com temporais isolados no interior de Santa Catarina. No sábado (15), no Litoral e áreas próximas, as condições não mudam muito em relação aos dias anteriores, com sol entre nuvens e chuva fraca e isolada pela manhã e à noite. Entre o Extremo Oeste e os Planaltos, o calor, combinado à umidade disponível, deve provocar temporais isolados, que podem vir acompanhados de raios, possível queda de granizo e vendavais em algumas áreas.
No período da manhã, as temperaturas mínimas ficam entre 8°C e 14°C nos Planaltos, e variam entre 15°C a 19°C nas demais regiões. Enquanto que à tarde, os termômetros sobem e as máximas se aproximam dos 30°C no Grande Oeste e Litoral catarinense, e variam de 23°C a 26°C nas demais regiões do estado.
A partir de domingo (16), a instabilidade aumenta com a chegada de uma frente fria no Rio Grande do Sul, que provocará chuvas e temporais no período da manhã, especialmente nas áreas de divisa com SC. A condição de tempo severo deve se estender para o restante do estado ao longo da tarde. Os temporais podem vir acompanhados de chuvas fortes, raios, rajadas de vento e queda de granizo.
Entre a tarde de domingo (16) e a madrugada de segunda (17), a Defesa Civil alerta para o risco moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, quedas de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica.
*Com revisão de Bernardo Ebert
Pagamento do 13º salário movimentará bilhões de reais em Santa Catarina
Primeira parcela deve ser paga até o final deste mês; a segunda, até 20 de dezembro
No final deste mês, mais de 4 milhões de catarinenses devem receber a primeira parcela do 13º salário, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). A maior parcela deste número (63%) corresponde a celetistas – trabalhadores com carteira assinada – e estatutários – servidores públicos. Os outros 37% são correspondidos por aposentados e pensionistas (36%) e por quem tem empregos domésticos (1%).





