GAECO realiza buscas no Oeste catarinense; uma pessoa foi presa
Uma suspeita de superfaturamento na compra de máquinas de costura é investigada em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), deflagrada na manhã desta quarta-feira (3). O conluio entre um servidor comissionado do município de Coronel Martins, no Oeste de Santa Catarina, e um empresário teria resultado em um prejuízo de cerca de R$ 600 mil aos cofres públicos.
A Operação Alinhavo cumpriu cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas sedes das empresas envolvidas em Coronel Martins e também em São Lourenço do Oeste. Durante as buscas, uma pessoa foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a ação tem como objetivo coletar provas relacionadas a possíveis fraudes em licitações para a compra das máquinas de costura. O procedimento criminal é conduzido pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê.
A investigação, que tramita em sigilo, aponta indícios de que o servidor e os empresários definiam previamente os resultados dos certames, simulando concorrência para assegurar a vitória do grupo fraudador. Os investigados podem responder por fraude a licitação e improbidade administrativa.
A reportagem do TVBV Online buscou contato com a Prefeitura de Coronel Martins para ter um posicionamento sobre a Operação Alinhavo, mas não teve sucesso. O espaço segue aberto para manifestações.
Abertura do Congresso de Municípios tem palestra de ministro do TCU
COMAC-SC deve reunir 5 mil representantes políticos, de associação e consórcios até a quinta-feira (3) em Balneário Camboriú
O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) reúne, a partir desta segunda-feira (2), cerca de cinco mil representantes de instituições e lideranças políticas no Expocentro de Balneário Camboriú. A cerimônia de abertura teve como destaque a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes.