4 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

Superlua poderá ser vista por 3 dias no Brasil; veja quando

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo
Astro deve ficar 30% mais brilhante devido à aproximação com a Terra

A segunda superlua de 2025 poderá ser observada durante três dias em todo o Brasil a partir desta quarta-feira (5). A expectativa é que o brilho do astro aumente em 30% devido à aproximação com a Terra na fase cheia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O espetáculo poderá ser observado a olho nu em todo o Brasil, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis. Além do aumento na luminosidade, a previsão é de que o astro fique 14% maior. Denominada Superlua do Castor, esta é a maior e mais brilhante de 2025. O melhor horário para apreciar o fenômeno será logo após o pôr do sol, que varia em cada região do Brasil. A previsão é que, em Florianópolis, o nascer da lua ocorra por volta das 19h.

O fenômeno da superlua ocorre quando a lua cheia está a menos de 360 mil quilômetros da Terra. Com isso, a impressão é de que a Lua está maior e mais brilhante do que o normal. Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, o termo superlua é reconhecido “apenas quando ocorre durante a fase cheia, mas sempre que a lua percorre sua órbita em torno da terra, completando seu ciclo de fases, em algum momento ela estará no perigeu”. A próxima e última superlua de 2025 está prevista para acontecer no dia quatro de dezembro.

Observatório Astronômico e Planetário da UFSC abertos ao público

O Observatório Astronômico e o Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficará aberto ao público para observação e sessão de projeção nesta quarta-feira (5) a partir das 18h30.

Segundo a instituição, as visitas são gratuitas e o atendimento no Observatório e no Planetário são por ordem de chegada. No Planetário, serão distribuídas 39 fichas por sessão. As atividades são mantidas independentemente das condições do tempo, já as do Observatório dependem das condições climáticas.

Além das sessões de observação e projeção, a sala de aula do Planetário também contará com um seminário sobre Núcleos Ativos de Galáxias Duplos, apresentado por Marlon Carvalho, doutorando em Física pela UFSC.

Confira a programação completa:

  • 18h30 – 21h30: o Observatório estará aberto para observação caso o céu esteja limpo ou parcialmente limpo.
  • 18h30: Seminário, na sala de aula do Planetário, apresentado por Marlon Carvalho, doutorando em Física pela UFSC, com o tema Núcleos Ativos de Galáxias Duplos
  • 18h30: Sessão de Planetário infantil, na sala de projeção do Planetário.
    Idade recomendada: crianças acima de 4 anos.
    Duração: 30 minutos.
  • 19h: Sessão de Planetário infantil, na sala de projeção do Planetário.
    Idade recomendada: crianças acima de 4 anos.
    Duração: 30 minutos.
  • 19h30: Sessão O que veremos no céu hoje, na sala de projeção do Planetário.
    Idade recomendada: Adultos.

*Com informações de Agência Brasil e sob supervisão de Fernando Bortoluzzi

           

             

Idosa é atacada com facadas durante roubo por mulher mascarada

Vítima precisou ser atendida pelo SAMU; autora foi presa em flagrante

Uma idosa de 71 anos ficou ferida ao ser atacada com uma faca durante uma tentativa de roubo na manhã desta segunda-feira (3) em Araranguá, no Litoral Sul de Santa Catarina. A autora, uma mulher de 41 anos, foi…

Continue lendo