5 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Policial

Suposto esquema de corrupção no sistema educacional é alvo de investigação em SC

Foto: MPSC
Caso teria envolvido ex-servidor, a esposa dele, e diretores de uma instituição de ensino

Um ex-servidor público, a esposa dele e diretores de uma instituição de ensino de Criciúma, no Sul do estado, estão sendo investigados em uma operação que apura crimes contra a administração pública. O caso teria envolvido fraudes no sistema educacional do município entre os anos de 2021 e 2024. Na manhã desta quinta-feira (5), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu nove mandados de busca e apreensão na cidade e em Balneário Rincão, visando a obtenção de provas das supostas irregularidades.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Os mandados fazem parte da Operação Ubiquidade, deflagrada nesta quinta em apoio à 11ª Promotoria de Justiça de Criciúma. As diligências buscam comprovar ilicitudes ocorridas na administração do município. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, são apurados os pagamentos de vantagens indevidas, justificadas por contratos de prestação de serviços que, segundo os indícios, nem teriam sido executados. Esse contrato seria um instrumento para mascarar o pagamento de propina ao servidor indevidamente beneficiado.

Troca de favores

Conforme apurado até o momento, o principal nome do esquema é um ex-servidor público na administração municipal. Ele teria usado da própria influência na gestão de fundos e na articulação da implantação de um novo centro de serviços em Criciúma para beneficiar determinada instituição de ensino interessada em assumir o comando da educação. Em contrapartida, a beneficiada contrataria a empresa da esposa do investigado, que funcionaria como uma “fachada” para o pagamento das vantagens.

Falso serviço

Com o serviço contratado, essa empresa teria recebido valores por um “serviço de apoio administrativo”. No entanto, foi constatado que ela não tinha funcionários registrados e que a proprietária, companheira do investigado, ocupava simultaneamente um cargo com carga horária de 200 horas mensais, o que tornaria inviável a execução do contrato de consultoria.

Investigação em sigilo

Diante das evidências, foram cumpridos os mandados afim de coletar documentos e outras provas das ilicitudes. As investigações tramitam sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver publicidade dos autos.

Resposta da prefeitura

O Governo de Criciúma informa que os mandados de busca e apreensão de documentos cumpridos na manhã desta quinta-feira (5), segundo o Ministério Público de Santa Catarina, dizem respeito a fatos supostamente ocorridos entre 2021 e 2024. A Administração Municipal permanece à disposição para contribuir com as investigações.

           

             

Joinville é punido por confusão generalizada ocorrida na última terça-feira

Se punição for confirmada, jogos do time em casa contra o rebaixamento podem ocorrer sem apoio da torcida

O Tribunal de Justiça Desportiva determinou a pena de perda de três mandos de campo ao Joinville Esporte Clube em razão da confusão generalizada ocorrida na última terça-feira (5) em partida do Campeonato Catarinense. A informação foi confirmada pelo clube, que divulgou uma nota alertando sobre a punição e repudiando os atos praticados pela torcida na derrota diante do Marcílio Dias. Segundo o JEC, a medida é preventiva e será aplicada nos jogos na Arena Joinville, que terá os portões fechados, por força do que determina o Regulamento Geral das Competições da FCF.

Continue lendo