Animais eram mantidos em ambiente inadequado, tinham problemas de saúde e estavam em situação de magreza extrema; veja fotos
Um homem foi preso em flagrante no bairro Monte Verde, em Florianópolis, suspeito de maus-tratos contra quatro cachorros. A prisão aconteceu nesta quarta-feira (16) após agentes da Diretoria de Bem-Estar Animal do Município (Dibea) fiscalizarem as condições insalubres em que os animais eram mantidos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O suspeito já havia sido notificado em outra oportunidade, quando denúncias levaram o órgão de defesa dos animais à residência do sujeito. Os servidores constataram que os quatro cães, três sem raça definida e um mix de pitbull, estavam em situação de extrema magreza e apresentavam problemas de saúde. Eles eram mantidos em ambiente insalubre, amarrados a correntes curtas, sem abrigo, água e alimentos disponíveis. Diante dos fatos, foi firmado um termo de ajustamento de conduta com o tutor, com orientações sobre os cuidados, obrigatoriedade na adequação do ambiente e o encaminhamento dos animais a um médico-veterinário.
Veja imagens
No entanto, o homem respondeu que não levaria os animais para uma consulta, pois, na visão dele, não era caso de maus-tratos. Os fiscais retornaram ao local, desta vez acompanhados por uma equipe da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital, e perceberam que os acordos previstos no termo de ajustamento de conduta não haviam sido cumpridos.
O homem foi preso em flagrante e responderá no Poder Judiciário pelo crime de maus-tratos. Os animais resgatados pela Dibea, sendo encaminhados para os devidos trâmites de atendimento médico-veterinário até a adoção responsável. Assim que disponíveis, serão divulgados também no sistema SOS Pets da Polícia Civil.
Lula veta aumento de número de deputados na Câmara
Medida acrescentaria 4 representantes a Santa Catarina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais de 513 para 531. A medida havia sido aprovada no Senado no final de junho. O despacho foi publicado nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União.