7 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Suspeitos de envolvimento em caça ilegal são presos em Bom Retiro

Foto: PMSC
Trio foi encontrado em acampamento improvisado retirando as vísceras e o couro de um veado-campeiro

Três homens suspeitos de praticar caça ilegal foram presos neste sábado (5) em Bom Retiro, na Serra Catarinense. Eles foram encontrados acampando na Estrada Geral da localidade de Cambará por equipes da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A busca na região começou após a guarnição receber denúncias da prática na região. Já no deslocamento, a equipe encontrou marcas recentes de pneu na via principal e poças de sangue, o que indicava que as denuncias eram verídicas. Na ação de patrulhamento da região, a PMA encontrou uma estrutura improvisada que era utilizada como acampamento, abate e limpeza de animais.

Três homens foram encontrados dentro da estrutura e um deles estava com uma faca removendo o couro e as vísceras de um veado-campeiro, espécie nativa da fauna brasileira. No local também foi encontrada uma espingarda de pressão e um pacote contendo chumbinhos.

Os indivíduos foram interrogados e revelaram que estavam acampando desde o dia anterior com um grupo de amigos, o qual havia levado o animal já abatido e que eles não tinham relação direta com a caça, só estavam preparando a carne. No entanto, foi encontrado um ferimento na região da cabeça, compatível com disparo de arma de fogo, reforçando os indícios de caça ilegal. Um outro grupo chegou ao local durante a fiscalização, mas nada irregular foi encontrado. Uma varredura foi realizada no local, afim de encontrar os caçadores irregulares, mas sem sucesso.

Diante dos fatos, a carne do veado foi apreendida administrativamente para posterior encaminhamento e procedimentos legais. Os envolvidos foram responsabilizados administrativamente e criminalmente conforme a legislação ambiental vigente.

A PMA reforça a importância da colaboração da comunidade na denúncia de crimes contra a fauna e flora e ressalta que a caça de animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), passível de detenção, multa e apreensão de materiais utilizados.

           

             

Bombeiros procuram homem desaparecido desde o dia 30 de junho no Rio Carahá

Equipes percorreram 26 km em um dia ao longo do rio em Lages; nenhum vestígio da vítima de 34 anos foi encontrado até o momento

Um homem de 34 anos segue sendo procurado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no Rio Carahá, em Lages, na Serra catarinense. Ele não é visto desde o dia 30 de junho. A equipe de investigação apura as causas do desaparecimento, mas nada foi revelado até o momento.

Continue lendo