15 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Internacional

Suspensão de vistos dos EUA não afeta turistas brasileiros, diz ministro

Foto: Reprodução
Chanceler esclarece que restrição anunciada por Washington atinge apenas vistos de residência e descarta retaliação imediata do Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que a decisão do governo dos Estados Unidos de suspender a concessão de vistos para 75 nações — lista que inclui o Brasil — restringe-se exclusivamente a vistos de migração. Em entrevista ao jornalista Túlio Amâncio, no Palácio do Itamaraty, o chanceler buscou sanar dúvidas sobre o impacto da medida para viajantes brasileiros.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

De acordo com o ministro, a medida foca em quem deseja obter residência permanente em solo norte-americano e não atinge quem viaja a lazer. “Houve muita confusão e muita discussão, mas não afeta os vistos de turismo”, garantiu Vieira.

Impacto no turismo e Copa do Mundo

O chanceler destacou que a manutenção do fluxo de turistas brasileiros é estratégica para a economia dos Estados Unidos. Vieira estimou que entre um milhão e um milhão e meio de brasileiros visitam o país anualmente, número que deve crescer devido à realização da Copa do Mundo em território norte-americano.

Para o ministro, o benefício econômico gerado por esses visitantes torna improvável qualquer restrição ao turismo. “Isso é vantajoso, é um benefício para a economia do país que recebe um grande número de turistas”, avaliou o chefe da diplomacia brasileira.

Soberania e reciprocidade

Sobre a postura do Brasil diante da restrição, Mauro Vieira pontuou que cada nação é soberana para legislar sobre suas políticas de visto e imigração. Ele afirmou que o governo brasileiro aguarda detalhes mais específicos do governo americano sobre as circunstâncias e os critérios que serão aplicados aos países listados.

Indagado sobre uma possível aplicação do princípio de reciprocidade — quando um país impõe as mesmas restrições que sofreu —, o chanceler descartou mudanças na política migratória nacional no momento. “Nós temos uma legislação clara, específica sobre imigração no Brasil, não temos interesse, não temos projetos de mudá-la”, declarou.

           

             

Enem 2025: Inep divulga notas individuais nesta sexta-feira

Resultados poderão ser consultados na Página do Participante

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 serão divulgados nesta sexta-feira (16). As notas individuais poderão ser consultadas na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Continue lendo