22 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Tarifa do Gás Natural tem redução média de 12% para 2026

Foto: Divulgação /SCGÁS
Segmentos mais comuns, como residencial e veicular, tiveram quedas de 6,97% e 13,31%, respectivamente

O preço do gás natural terá uma redução de 12% a partir do dia 1º de janeiro de 2026. A alteração foi aprovada pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e contempla diferentes modalidades do produto. Entre os destaques para o consumidor, está o Gás Natural Veicular (GNV), que terá queda de 13,31%, e o residencial, com 6,97% de queda.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A decisão foi formalizada pela resolução nº 377, publicada em 17 de dezembro de 2025. Segundo a SC Gás, distribuidora do gás natural em Santa Catarina, essa redução foi possível por conta da otimização do portfólio de compras, negociação com fornecedores e excelência operacional e pela favorável variação nas cotações do dólar e do petróleo Brent no mercado internacional.

Com essa redução média de 12% para 2026, o estado registra uma queda de 38% desde janeiro de 2023. “A SCGÁS seguirá trabalhando para que o gás natural seja cada vez mais competitivo para todos os consumidores de Santa Catarina”, ressalta a companhia por meio de nota.

Veja os números nos diferentes segmentos

  • Industrial: – 11,80%
  • Automotivo/Veicular: – 13,31%
  • Comercial: – 8,96%
  • Residencial: – 6,97%
  • Geração Distribuída e Matéria-Prima: – 13,52%
  • Frotista: – 14,20%
  • GNC/GNL: – 14,20%

Para os segmentos onde a tarifa é em cascata, ou seja, outros fatores contribuem para a diferença do preço final repassado ao consumidor, o efeito varia conforme o consumo.

           

             

Colisão entre carreta e carro termina com incêndio e duas pessoas mortas

Não foi possível identificar as vítimas devido à gravidade do acidente

Um grave acidente de trânsito entre um carro e um caminhão terminou com duas pessoas mortas e os dois veículos consumidos pelas chamas na noite deste domingo (21). O caso ocorreu em um trecho da BR-153 em Água-Doce, no Meio-Oeste catarinense. Não foi possível identificar as vítimas nem os veículos devido à gravidade do acidente.

Continue lendo