Florianópolis e outros municípios também apresentaram números positivos
O estado de Santa Catarina chegou a mais uma marca importante na questão da segurança pública no mês de setembro. A taxa de homicídio no último quadrimestre (junho, julho, agosto e setembro) apresentou uma queda em relação ao mesmo período de 2024 e foi a mais baixa desde o início da série histórica, em 2008. Esse é mais um dado importante conquistado neste ano, que já teve o menor número de homicídios para o primeiro semestre em quase 20 anos. Os números foram fornecidos pela Diretoria de Inteligência Estratégica (DINE), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Ao longo destes quatro meses, o estado registrou 117 homicídios, sendo 33 em setembro e agosto, 23 em julho e 28 em junho. Antes de 2025, o ano com menor número de registros havia sido 2023, com 139. Já os anos mais violentos em Santa Catarina desde o início da série histórica foram 2017 e 2018, com 270.
Essa queda nos registros, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública, está relacionada ao trabalho integrado das forças de segurança e às estratégias dos setores de inteligência das instituições de segurança pública, tem sido fator determinante no controle da violência. O responsável pela pasta, secretário Flávio Graff, destaca também que há um monitoramento firme das atividades de organizações criminosas oriundas de SC ou de outros estados.
“Temos tropas altamente treinadas e prontas para combater a violência de forma organizada e precisa. Prova disso é que, em 2025, cerca de 92% dos indivíduos mortos em intervenções legais de agentes do Estado possuíam antecedentes criminais relevantes, como homicídio, tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e porte ilegal de arma de fogo. Com inteligência e eficiência, atuamos contra a criminalidade e em favor da sociedade”, afirmou.
Florianópolis também registra queda
O mês de setembro também foi positivo para a segurança de Florianópolis. Os números registrados na capital neste ano foram 20% menores em comparação ao mesmo período do ano passado. Outras cidades também tiveram redução, como Itapoá (75%), Navegantes (65%) e Itajaí (58%).
Ainda em setembro, Santa Catarina registrou quedas expressivas em outros indicadores de criminalidade, como a redução de 24,2% nos crimes de roubo, 16,9% no número de furtos e 11,7% nos casos de estelionato. Os crimes de violência doméstica caíram 12,6%, e o roubo de veículos apresentou redução de 54,3%, considerando o comparativo com o mesmo mês do ano anterior.
Manezinho é campeão sul-americano de beach soccer com a seleção brasileira
O goleiro Marllon Santos é natural da Barra da Lagoa e é o primeiro atleta da história de SC a ser convocado para defender a “amarelinha”
O manezinho Marllon Santos, natural da Barra da Lagoa, é campeão com a seleção brasileira sub-20 de beach soccer. O goleiro já havia feito história ao ser o primeiro catarinense a ser convocado para defender a “amarelinha”. Neste domingo (12), ele escreveu mais um capítulo na história ao participar do título da Zona Norte da Conmembol Liga Evolución, competição disputada na Arena Beira-Rio, em Itajaí, no Litoral Norte. Na final da competição sul-americana, o Brasil venceu a Colômbia por 3×2 e sagrou-se campeão.