19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

TCE/SC emite parecer prévio pela aprovação das Contas/2023 do Governo do Estado

A aprovação se deu por unanimidade. No entanto, com 19 recomendações. Agora, as contas seguem para votação no plenário da Alesc / Crédito foto: Guto Kuerten (Acom-TCE/SC).

O Governo do Estado está tranquilo. O Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) emitiu, nesta quarta-feira (5/6), parecer prévio pela aprovação das contas, relativas ao exercício de 2023 — o primeiro ano da gestão do governador Jorginho dos Santos Mello. Por unanimidade, foi aprovado o voto do relator do processo (PCG 23/00738915), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, corregedor-geral do TCE/SC, embora tenha feito uma ressalva sobre o baixo percentual de aplicação dos recursos disponíveis no Fundo da Infância e Adolescência (FIA) — foram executados R$ 6,12 milhões, o que corresponde a 9,23% do montante orçado atualizado de R$ 66,32 milhões, além de 19 recomendações. Estão na lista, por exemplo, a educação, a segurança pública e meio ambiente. Nesta sexta-feira (7), o TCE/SC encaminhará o processo à Assembleia Legislativa (Alesc), responsável pelo julgamento político-administrativo, a quem compete aprovar ou rejeitar as contas.

Fórum Parlamentar Catarinense se reúne em Lages, nesta sexta

Deputado federal Valdir Cobalchini coordena o evento / Foto: divulgação

O Fórum Parlamentar Catarinense se reúne, nesta sexta-feira (7), na Câmara Municipal, de Lages, em audiência pública. Na ocasião, o debate das demandas e prioridades da região. O evento inicia às 9 horas e já tem confirmada a presença dos deputados Valdir Cobalchini (coordenador), Carmen Zanotto, Geovana de Sá, Jorge Goethen, Ismael dos Santos, Daniel Reinhert e o senador Esperidião Amin. De acordo com o coordenador, deputado Valdir Coabalchini, são aguardados representantes dos municípios da região serrana e meio-oeste catarinense. Além dos deputados e senadores, também está confirmada a participação do diretor do DNIT, em Santa Catarina, engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, e representantes do Governo do Estado.

Registro da despedida de Guidi do governo

A coluna registra a despedida do deputado federal Ricardo Guidi da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, nesta quarta-feira (5). Recebido pelo Governador Jorginho Mello, agradeceu o trabalho prestado durante o período e por ter colocado Santa Catarina em níveis elevados no que diz respeito ao meio ambiente. Agora, ele retorna por um breve período para Câmara dos Deputados antes de se licenciar oficialmente para se dedicar a eleição para a prefeitura de Criciúma. Guidi é pré-candidato a prefeito do município pelo PL, com apoio do governador Jorginho Mello. A deputada federal Carmen Zanotto, também deixou a Secretaria de Estado da Saúde.

Democracia Cristã define rumo na disputa das eleições em Lages

Foto: Carla Rech

Com cara de partido grande o Democracia Cristã apresentou, na última semana, nominata dos 17 pré-candidaturas à Câmara Municipal de Lages. Com uma forte lista, o Democracia Cristã de Lages, conta com nomes importantes na disputa das eleições municipais. Integram a nominata empresários, lideranças comunitárias, dentre outros. O encontro contou também com a presença do pré-candidato a prefeito, Elizeu Mattos (MDB). O Democracia Cristã é um partido de centro-direita e optou em acompanhar a candidatura de Elizeu Mattos à Prefeitura de Lages.