20 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

Temas que atravessam a vida da artista e a de tantas outras mulheres

Outras mulheres

A dor em nós é um espetáculo de leitura dramatizada de poesias e de músicas escritas por Negra Si. São poemas, rimas e canções que trazem ao palco temas que atravessam a vida da artista e a de tantas outras mulheres.

Por meio da escrita a autora busca a cura e por meio da dramatização e do canto, se aproxima do público suscitando reflexões sobre temas urgentes de serem debatidos, como violências domésticas, assédios, racismo, solidão da mulher negra. Seu intuito é proporcionar acolhimento e um espaço seguro de troca, permeado por arte.

O evento acontece em duas quintas-feiras (09 e 16) de maio no Teatro da UBRO. O espetáculo tem duração de 1h e a classificação indicada é de 16 anos. Um evento gratuito com a Coordenação de produção de Dandara Manoela.

 


Mamãe e eu

Instruir as meninas para um despertar para o seu talento. Nos dias 10 e 11 de maio, no Armazém Rita Maria, com a Floripa Collab, acontece a Oficina Kids totalmente gratuita: Fazer, com a Mamãe, roupinha pra minha boneca com colagem.

A Oficina Kids MAMÃE E EU consiste em confeccionar roupinha para a boneca tipo Barbie com a técnica de colagem onde a mamãe, avó, madrinha, titia e mesmo o papai se divertem com a criança, confeccionando a roupinha da própria bonequinha.

É um momento de interação, integração, desenvolvimento de habilidades, coordenação motora, descobertas, criatividade e muita alegria para esbanjar na diversão. Esta é uma oportunidade inesquecível que será guardada na memória afetiva de toda a família.


A entrada é gratuita

A feira mais doce do Estado está de volta! Entre os dias 08 a 11 de maio, ocorre a 23ª Feira Estadual do Mel de Santa Catarina. O evento ocorre no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis. Mais de 200 produtos de todas as regiões de Santa Catarina estarão com mel e derivados em 26 estandes durante quatro dias.

Dessa forma, o evento aproxima produtor e consumidor, com produtos variados, diversos e regionais, de qualidade e com preços acessíveis. O horário de funcionamento é de quarta a sexta-feira, das 08h até 19h, e no sábado, das 08h ao meio-dia. A entrada é gratuita.

Dentre os produtos comercializados, estão mel, própolis, chás, bolos, biscoitos, balas e pães de mel, hidromel, cosméticos, bijuterias e muito mais.


Voltado a educadores

Palestra com Bárbara Trelha, que apresentará métodos simples e eficazes para a musicalização de crianças em idade pré-escolar. O encontro será inclusivo e voltado a educadores e simpatizantes. A palestra traz a música como linguagem, incluindo aspectos estruturais da música e quais as fases de desenvolvimento musical das crianças. Além disso, será abordado quais os objetivos da música na pré-escola com apontamento e sugestões de atividades e erros mais frequentes.

O evento faz parte da série de Encontros Interculturais que traça paralelos entre as ilhas de Florianópolis e Cabo Verde, continua no Haôma Baixo Centro em uma sequência de datas até a reta final de maio. Bárbara Trelha é escritora, compositora, pesquisadora de voz e musicoterapeuta.


Grande espetáculo

Para quem curte “Frankenstein”, está aí um momento único para você. O Teatro Ademir Rosa abre as cortinas para este grande espetáculo; a ópera-rock. Espetáculo “Frankenstein”, de Alberto Heller junto com a Camerata Florianópolis, terá apresentações sexta (10), sábado (11) e domingo (12) no Teatro Ademir Rosa.


Museu de arte

No mês da 22ª Semana Nacional de Museus, o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC) promove uma nova edição do ciclo de discussões “Conversando Sobre Museu”. O encontro ocorrerá no dia 7 de maio, das 14h às 16h30, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), e terá como tema “O arquivo no MASC, possibilidades para se pensar diferentes instituições museológicas”.

Dra. Maria Helena Rosa Barbosa (mediadora): Doutora em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestra em Artes Visuais, na linha de pesquisa Ensino das Artes Visuais, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), Centro de Artes (CEART), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).