21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Temperaturas voltam a bater 30ºC em SC antes da chegada do inverno

Foto: Eduardo Valente / GOVSC

Veranico de junho traz ar seco e calor a partir deste final de semana

O inverno chega oficialmente no dia 20 de junho no hemisfério Sul. Entretanto, até lá, é muito provável que Santa Catarina enfrente um veranico com temperaturas bem acima da média. Segundo meteorologistas da Epagri, modelos indicam para uma massa de ar seco em aquecimento nesta semana e na próxima.

O tempo permanece estável e os termômetros podem ficar acima dos 30ºC a partir deste fim de semana, especialmente no Grande Oeste e no Litoral catarinense. As temperaturas também não devem cair muito à noite. Confira abaixo a previsão do tempo.

 

De acordo com o portal MetSul Meteorologia, a massa de ar quente começa a ingressar no Sul brasileiro pelo Oeste nesta quarta-feira (5) e deve tomar conta de uma extensa área da América do Sul pelo menos até a metade do mês, com condições radicalmente distintas do normal para a época do ano. A tendência é que as tardes marquem temperaturas muito acima da média.

Confira modelos das anomalias de temperaturas até o dia 14 de junho

Desvio em relação à média no período da tarde, ao nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude), entre hoje e o dia 14 deste mês, de acordo com dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu. Imagem: MetSul Meteorologia

Previsão para os próximos dias

Quinta-feira

Segundo a meteorologia da Defesa Civil de Santa Catarina, a quinta-feira (6) será de tempo firme e predomínio de sol entre poucas nuvens em todas as regiões, devido a atuação da massa de ar seco. Ainda assim, o dia começa com formação de nevoeiros pelo estado.

As temperaturas mínimas variam entre 7 e 11°C entre os planaltos e na Grande Florianópolis Serrana e entre 13 e 18°C nas demais regiões. As máximas oscilam entre 21 e 25°C na maior parte do estado, chegando aos 27°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. O vento permanece fraco, predominante de norte em todas as regiões.

Sexta-feira

A sexta-feira (7) também será de tempo firme e ensolarado em toda SC. A massa de ar seco, com centro sobre o estado, mantém o tempo estável e dificulta a formação de nuvens. Por isso, o dia começa com temperaturas baixas e esquenta um pouco mais à tarde.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

As temperaturas mínimas se mantêm entre 7 e 11°C entre nos planaltos e Meio-Oeste e variam entre 13 e 18°C nas demais regiões. As máximas já sobem um pouco mais e variam de 22 a 26°C e se aproximando dos 27 a 28°C em todo Litoral. O vento segue fraco, ainda de norte em todas as regiões.

Final de semana

O final de semana segue com o tempo firme e ensolarado em toda SC. Tanto no sábado (8) como no domingo (9), há condições favoráveis para formação de nevoeiros no amanhecer, mas que dissipam na manhã, dando lugar ao predomínio de sol. As temperaturas permanecem amenas nos amanheceres e sobem gradativamente ao longo do dia, com as máximas se aproximando dos 28°C no Grande Oeste e no Litoral.