16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Tempestade causa microexplosão e estragos no Vale do Itajaí

Temporal severo atingiu a região na tarde dessa quinta-feira (11)

A passagem de um frente fria e a alta disponibilidade de umidade e de calor favoreceram o desenvolvimento de intensas tempestades por Santa Catarina ao longo da tarde dessa quinta-feira (11), especialmente entre o Vale do Itajaí e Litoral Norte. Os temporais provocaram chuvas intensas em curtos períodos de tempo, como em Araquari e Joinville, no Litoral Norte, que registraram em torno de 80 mm entre às 17h50 e 18h40, de acordo com dados dos pluviômetros do Cemaden.

Os temporais também provocaram fortes rajadas de vento, registrados em estações meteorológicas e também em vídeos feitos por moradores das cidades atingidas. Em Timbó, no Médio Vale do Itajaí, uma tempestade severa passou pelo município entre as 16h e as 17h, provocando uma microexplosão e causando quedas de árvores em vias públicas e residências, além de destelhamentos.

Na estação meteorológica da Defesa Civil localizada na cidade, foi registrada uma rajada de 82,8 km/h às 16h35. Imagens mostram os danos reportados pelas Defesas Civis municipais, como destelhamentos em Timbó, deslizamento em Brusque e alagamento em Corupá.

A Defesa Civil recomenda, em situações de tempestades severas como as microexplosões, sempre buscar locais abrigados, fechar janelas e portas, desligar aparelhos elétricos e, se possível, ficar em um cômodo de alvenaria. Se estiver no trânsito, pare o carro longe de postes e árvores. Se estiver em local descoberto, procure proteger a cabeça de objetos que podem ser arremessados pelo vento.

 

Imagens: Defesa Civil/Reprodução