14 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Tempo firme e calor predominam em Santa Catarina durante o final de semana

Confira a previsão para o primeiro fim de semana de março

A semana que começou com chuvas intensas e o registro de alagamentos e deslizamentos em diversos pontos de Santa Catarina termina com tempo firme a maior parte do tempo na maior parte do estado. O último mês de verão começa com calor intenso, com máximas próximas aos 35ºC em alguns pontos. Confira a previsão do tempo para este final de semana.

Sábado

Neste sábado (2), a circulação marítima mantém a presença e variação de nuvens no Litoral e em áreas próximas, com condições para chuva, principalmente no início e final do dia. Ainda assim, nessas áreas ocorrem boas aberturas de sol no decorrer do período. Nas demais regiões, o sol predomina o dia inteiro.

No amanhecer, as temperaturas mínimas variam de 17°C a 20°C, com valores mais baixos nos planaltos, onde se aproximam dos 15°C. À tarde, as máximas ficam entre 28°C e 33°C em todas as regiões, com extremos acima de 35°C no Grande Oeste. O vento sopra fraco de leste a nordeste do Litoral aos planaltos, e de nordeste a noroeste nas demais regiões, mas com rajadas entre 35 e 50km/h nas áreas altas e no Litoral Sul a partir da tarde.

 

Domingo

No domingo (3), o tempo muda em Santa Catarina com a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul. No período da manhã, o sol ainda aparece no estado, mas no decorrer da tarde já há condições para pancadas de chuva e temporais isolados, que começam pelas áreas de divisa com o RS e se estendem para as demais regiões no final do dia. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.

No amanhecer as temperaturas mínimas variam de 19°C a 23°C, se aproximando de 16°C na Serra. À tarde, as máximas ficam acima dos 30°C em todas as regiões, se aproximando dos 35°C no Grande Oeste e em pontos do Litoral. O vento varia de nordeste a noroeste em todo estado, com intensidade fraca a moderada, o que deve causar mar com agitação localizada.

Começo da semana

Na segunda-feira (4), a frente fria avança por SC, mantendo o tempo instável com chuva em todas as regiões, tendendo a ser mais intensa entre a tarde e a noite em áreas do centro ao leste catarinense. Na terça-feira (5), o sistema se afasta para o mar, mas ainda mantém a presença de muitas nuvens, bem como a condição para chuva isolada no estado, que tende a cessar no final da noite com a aproximação de uma massa de ar seco.