18 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Clima / Tempo

Temporais e temperaturas próximas aos 40ºC; veja previsão para a semana

Frente fria e umidade favorecem a formação de temporais mal distribuídos em todo o estado

A semana começa com chances de temporais nesta segunda-feira (8), principalmente entre áreas do Meio-Oeste e o Planalto Sul de Santa Catarina e o litoral. Segundo a Defesa Civil, as condições são resultantes da aproximação de uma frente fria pelo Oceano Atlântico e a combinação de calor e umidade, que devem causar instabilidades persistentes ao longo dos próximos dias. Confira abaixo a programação completa para a semana.

 

Segunda-feira

Nesta segunda, são esperadas pancadas de chuva e temporais isolados em Santa Catarina entre a tarde e noite, que devem começar pelas áreas próximas ao Rio Grande do Sul e avançar em direção às demais regiões ao longo do dia, especialmente por áreas do centro/leste. Há condições para chuva pontualmente intensa, vendavais e eventual queda de granizo.

O dia promete muito calor em todo o estado, com as temperaturas máximas podendo chegar aos 38°C no litoral, Vale do Itajaí e Extremo Oeste. Os ventos sopram de norte e viram de oeste ao longo do dia, com intensidade fraca.

Terça-feira

Na terça-feira (9), novas áreas de instabilidade passam a atuar em Santa Catarina, que combinadas ao calor e umidade novamente favorecem a formação de temporais com chuvas pontualmente intensas, vendavais e eventual queda de granizo em todas as regiões, especialmente do centro ao leste do estado. O risco é moderado para ocorrências como alagamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e destelhamentos.

As temperaturas seguem bastante elevadas no norte do estado, onde variam entre 35°C e 38°C. No Grande Oeste, ficam entre 30°C e 34°C. Os ventos sopram de direções variadas, com intensidade fraca.

Quarta-feira

Na quarta-feira (10), o tempo segue instável. Novamente, há condição para temporais isolados em todas as regiões do estado, com chuvas pontualmente intensas, vendavais e eventual queda de granizo. O risco é baixo a moderado para ocorrências.

Do centro ao leste do estado, as máximas variam entre 33°C e 37°C, enquanto no Extremo Oeste e nas cidades de divisa com o RS ficam entre 25°C e 30°C. Os ventos seguem soprando de direções variadas e com intensidade fraca.

Quinta e sexta-feira

Na quinta-feira (11), o avanço da frente fria provoca chuvas e temporais, especialmente na metade oeste do estado. Na sexta-feira (12), o avanço de um sistema de alta pressão volta a firmar o tempo em Santa Catarina.

 

Foto: Daniel De lima/Unsplash/Reprodução

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo