Cerca de 100 casas foram atingidas e 900 crianças e adolescentes estão sem aula
A cidade de São Miguel do Oeste, no Extremo Oeste de Santa Catarina, foi atingida por uma forte tempestade na madrugada desta quinta-feira (22), que provocou chuvas fortes, vendavais e granizo. Pelo menos quatro pessoas precisaram ser resgatadas. A Defesa Civil estadual investiga a ocorrência de uma microexplosão.
As principais ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) entre as 2h30 e as 7h45 desta manhã. O forte temporal causou quedas de árvores, destelhamentos, alagamentos e danos na rede elétrica em diversos pontos da cidade. Segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Wuillian Lanza, cerca de 100 residências foram atingidas na área urbana.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
De acordo com a Prefeitura de São Miguel do Oeste, o temporal também causou danos em prédios públicos. O telhado da Secretaria Municipal de Assistência Social foi totalmente arrancado e arremessado sobre um ginásio que fica ao lado, comprometendo parte da estrutura. Na área da Educação, cinco unidades de ensino tiveram aulas canceladas devido a danos estruturais ou queda de energia. Mais de 900 crianças e estudantes foram afetados.
Unidades com aulas canceladas
- EMEIEF José Veronese (São Jorge) – Queda de energia e parte do telhado arrancada;
- EMEIEF São João Batista de La Salle (Vila Nova) – Queda de árvore sobre a rede de alta tensão, impedindo o acesso dos alunos;
- CEI Tio Patinhas – Queda de energia e de parte do telhado;
- CEI Sonho Infantil (CAIC) – Queda de energia;
- CEI Jardim Encantado – Queda de energia.
As duas escolas impactadas atendem cerca de 550 alunos, enquanto os três Centros de Educação Infantil (CEIs) acolhem aproximadamente 384 crianças. A previsão é de que duas unidades retomem o atendimento ainda nesta manhã, enquanto as demais seguem com pendências estruturais ou sem acesso seguro.
Na saúde, algumas unidades básicas também foram afetadas por alagamentos e falta de energia elétrica. O atendimento em determinadas UBSs está comprometido. A orientação da Prefeitura é que, em caso de necessidade, a população procure diretamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A previsão é de que a energia seja restabelecida em breve, normalizando o funcionamento dos serviços.
Equipes da Defesa Civil e do CBMSC, com apoio das secretarias municipais, distribuíram 2,5 mil metros quadrados de lona a 39 famílias, e atuam desde a madrugada para liberar vias, remover árvores caídas e prestar suporte às famílias atingidas. Pela manhã, os trabalhos se estenderam às comunidades do interior, onde também há registros de prejuízos.
Microexplosão ou tornado pode ter atingido região
Segundo a Defesa Civil estadual, o temporal severo em São Miguel do Oeste foi efeito da passagem de uma frente fria pelo estado. O cenário foi previsto em um aviso meteorológico emitido pela pasta.
Microexplosão em São Miguel do Oeste.
Vídeo: Crostin Losch pic.twitter.com/i1NXzsjoZE— Meteorologista Piter Scheuer 🌪 (@Piter_Scheuer) May 22, 2025
Os meteorologistas da DC explicam que essa tempestade foi caracterizada por uma supercélula que se formou na região de divisa com a Argentina e ganhou intensidade ao se aproximar dos municípios de Belmonte, Bandeirante, Descanso, São Miguel do Oeste e Barra Bonita entre as 2h e 3h da manhã.
Esta categoria de tempestade severa é propícia para a ocorrência de microexplosões e tornados, que causam ventos intensos e deixam rastros de destruição. A possibilidade de um desses fenômenos ter ocorrido no Extremo Oeste catarinense é avaliada pela equipe de meteorologistas da SDC/SC e pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil.
Raio atinge chiqueiro, causa incêndio e deixa suínos mortos no Extremo Oeste
Cerca de 2 mil animais estavam na estrutura
Uma estrutura que abrigava 2 mil suínos sofreu um incêndio após ser atingida por um raio na madrugada desta quinta-feira (22) em Itapiranga, no Extremo Oeste de Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), vários animais sofreram queimaduras e alguns morreram.