5 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Policial

Tenistas estrangeiros presos por racismo em SC viram réus em processo criminal

Imagem: PMSC/Divulgação
Caso aconteceu em Itajaí, no Litoral Norte, após dupla ser derrotada em uma partida de um torneio internacional

Dois tenistas estrangeiros, um venezuelano e outro colombiano, viraram réus em uma ação do Ministério Público de Santa Catarina por conta de um crime de racismo ocorrido em um evento esportivo no estado. A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (5) pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital. O caso foi registrado no dia 22 de janeiro, durante o Itajaí Open Tennis, disputado no Litoral Norte. Um dos acusados foi denunciado pelo crime de injúria racial, enquanto o outro responderá por incitação ao preconceito.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

 

 

 

Além das penas de prisão, o MP também requereu a indenização das vítimas do crime. Para o acusado de injúria, a denúncia recomenda o valor mínimo de R$ 5 mil, enquanto para o outro o valor pedido foi de R$ 15 mil. O documento ainda não foi recebido pelo Poder Judiciário, que poderá acatá-lo.

Relembre o caso

O episódio foi registrado no município de Itajaí, durante uma competição internacional do esporte. Os réus formavam uma dupla no ATP Challenger 75. Após derrota para uma dupla brasileira, segundo a denúncia, o atleta venezuelano teria imitado um macaco ao coçar as axilas em direção ao público presente, configurando incitação ao preconceito. A atitude foi registrada por espectadores.

No mesmo momento, a dupla dele um colombiano, teria se dirigido a um “boleiro” – que recolhe e entrega as bolas para os jogadores – e o chamado de “macaquito de merda”. Essa atitude, segundo o MP, se enquadra no artigo 2º-A da Lei nº 7.716/89, que prevê o crime de injúria racial, ao atingir diretamente a dignidade da vítima em razão de sua raça e cor.

A Polícia Militar foi acionada e, quando chegou ao local, a dupla já havia deixado o local. O primeiro acusado, identificado sendo o venezuelano Luiz David Martinez, foi localizado no hotel que estava hospedado e detido. Já o colombiano, Cristian Rodriguez, foi detido na delegacia quando foi a procura do companheiro de equipe. Ambos foram encaminhados ao Presídio da Canhanduba onde aguardam a audiência de custódia. Em depoimento para a Polícia Civil, uma testemunha e o adolescente confirmaram os atos de racismo e reconheceram o segundo acusado.

Imagem: Divulgação / PMSC.

           

             

Chapecoense vai em busca de feito histórico na série A nesta quinta

Equipe vai para o Rio de Janeiro enfrentar o Vasco da Gama, que enfrenta início de 2026 complicado

A Chapecoense entra em campo na noite desta quinta-feira (5) em busca da segunda vitória consecutiva dentro da competição. Se conseguir a vitória, será o melhor começo da história do “Verdão do Oeste” na série A, que nunca conseguiu vencer as duas primeiras rodadas. A chance da façanha inédita acontece às 20h desta quinta, em São Januário, no Rio de Janeiro. Até o momento, apenas o RB Bragantino está com 100% de aproveitamento.

Continue lendo