5 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Termômetros se aproximam dos 40°C em Santa Catarina nesta sexta (6)

Foto: Eduardo Valente/GOVSC
Calorão em todo o estado antecede virada no tempo no fim de semana

A onda de calor que atua sobre os estados do Sul do Brasil deve levar os termômetros muito próximos aos 40°C em Santa Catarina nesta sexta-feira (6). A sensação térmica pode ter valores ainda mais elevados. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta sobre os riscos à saúde provocados pelas altas temperaturas.

Cerca de 130 municípios estão na área considerada mais crítica, que abrange todo o Grande Oeste e terá marcas próximas dos 40°C nesta quinta-feira (5). Na sexta-feira, entram na zona de risco as regiões do Planalto Norte e o Alto e Médio Vale, que terão temperaturas máximas em torno de 36°C e 38°C.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Entre o Litoral e áreas próximas, a circulação marítima contribui para o aumento da nebulosidade e ajuda a conter a elevação das temperaturas, mantendo os termômetros próximos dos 30°C na quinta-feira (5). Ainda assim, na sexta-feira, as máximas podem se aproximar dos 35°C nessas regiões.

Segundo a Defesa Civil, esse cenário é resultado da intensificação dos ventos de norte, que transportam ar quente de regiões centrais do país em direção ao Sul, favorecendo a elevação acentuada das temperaturas. Condições anteriores à aproximação de uma frente fria, chamadas de efeito pré-frontal, tendem a intensificar o calor. O órgão ressalta que as altas temperaturas aumentam o risco de desconforto térmico e desidratação, além de contribuir para o agravamento de doenças cardiorrespiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Imagem: Defesa Civil
Veja as recomendações

– Evite a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e mantenha-se hidratado.
– Redobre os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
– Durante temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
– Em caso de ventos fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
– Em situações de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Fim de semana terá virada no tempo

O choque de uma frente fria com todo esse ar quente provoca condições propícias para a formação de temporais neste fim de semana. Segundo a Defesa Civil, as instabilidades devem ser acompanhadas de chuva pontualmente intensa, especialmente no Vale do Itajaí e no Norte do estado. As tempestades começam entre o final da manhã e o início da tarde de sábado (7) no Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, avançando para as demais regiões ao longo do dia.

Imagem: Defesa Civil

Com a passagem da frente fria, as regiões dos Planaltos, Litoral e Vale do Itajaí terão um alívio no calorão, onde as temperaturas máximas devem variar entre 23°C e 28°C. No Oeste catarinense, apesar da diminuição, a sensação de calor ainda persiste, com máximas próximas dos 30°C.

No domingo (8), com o deslocamento da frente fria, o Oeste volta a registrar aumento nas temperaturas, favorecendo a ocorrência de temporais típicos de verão ao fim do dia. Entre os Planaltos e o Litoral, o tempo permanece mais fechado, com condições para temporais isolados e chuva mais persistente.

           

             

Polícia confirma veracidade de vídeo de Orelha caminhando após horário das agressões

Imagens foram divulgadas pela defesa do adolescente apontado como suspeito

A Polícia Civil (PCSC) confirmou a veracidade do vídeo apresentado pela defesa do adolescente indiciado pelas agressões que resultaram na morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis. Imagens divulgadas nesta quarta-feira (4) mostram o animal caminhando normalmente (veja abaixo) em uma rua da Praia Brava após o horário estimado das agressões pela investigação.

Continue lendo