25 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

TJSC possui um dos maiores acervos de obras jurídicas do sul do Brasil

No Dia Nacional da Biblioteca, conheça mais sobre as instalações que possuem 40 mil livros e periódicos

Nesta terça-feira (9), o Dia Nacional da Biblioteca, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) celebra o destaque por abrigar um dos mais vastos e atualizados acervos de obras jurídicas da região sul do Brasil. Com um total de 40 mil livros e periódicos disponíveis para consulta, a instituição reforça o compromisso com o acesso à informação e ao conhecimento.

Desde a fundação em 1891, a Biblioteca do Judiciário tem sido um ponto de referência para estudantes, pesquisadores e profissionais do direito. Mesmo em meio às reformas das dependências, iniciadas em dezembro de 2023 e previstas para serem concluídas no segundo semestre deste ano, a biblioteca continua operando, temporariamente transferida para a sala 23, no térreo da Torre II.

Nomeada em homenagem ao Desembargador Marcílio Medeiros desde 1985, a biblioteca possui um acervo que inclui uma rica coleção de três mil obras raras datadas do século 19 e início do século 20, incluindo preciosidades como a legislação portuguesa de 1825 e exemplares em francês de obras de Jeremy Bentham e Étienne Dumont.

 

No segundo semestre de 2024, a Biblioteca e o Museu terão uma proximidade física. Essa integração promete aumentar a visibilidade dos serviços oferecidos e fortalecer ainda mais a preservação da memória institucional.

Foto: Divulgação/TJSC

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação