23 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Tornado atinge Serra Catarinense e destrói casa: “radar subestimou a velocidade do vento”

Estação meteorológica de Urupema registrou ventos acima de 100 km/h

Um tornado atingiu o interior do município de Urupema, na Serra Catarinense, na manhã deste sábado (18). A informação foi confirmada pela Defesa Civil e pelo meteorologista Piter Scheuer em rede social. Ventos de 107 km/h foram registrados pela estação meteorológica de Urupema, conhecida como a Capital Nacional do Frio.

Ventos fortíssimos e destrutivos teriam atingido a localidade no período da manhã, entre as 9h e 10h. Imagens mostram uma casa na região da comunidade de Cedro que foi atingida pelo tornado e sofreu danos severos.

O vento foi forte o suficiente para arrancar as paredes e o telhado da residência. A família não estaria no local no momento do incidente e, por isso, ninguém ficou ferido. Os destroços foram encontrados distantes da casa, indicando que foram arremessados. Muitas árvores também ficaram retorcidas, quebradas e foram até mesmo arrancadas pela força do vento.

 

Segundo a Defesa Civil, o Radar Meteorológico do Morro da Igreja foi capaz de identificar o fenômeno, que avançou rapidamente e atuou sobre a região em um curto período de tempo. Ainda de acordo com a DC, o radar subestimou a velocidade dos ventos na região dos danos.

 

Imagens: Reprodução/Redes sociais

Ocorrência

Ocorrência

Ocorrência

Ocorrência

Ocorrência

Ocorrência