17 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Trabalhadores em situação análoga à escravidão eram agredidos com madeiras

Foto: Polícia Militar (PMSC)
Caso será investigado pelo Ministério Público do Trabalho em SC

Trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão em uma propriedade rural de Imúia, no Vale do Itajaí. O flagrante ocorreu na última terça-feira (15) pela Polícia Militar (PMSC). Uma das vítimas precisou ser levada para atendimento médico.

O flagrante ocorreu na Estrada Geral Garrafão, no interior do município. A polícia foi chamada até o local e encontrou um alojamento em situação precária. Segundo a PMSC, no local não havia móveis nem chuveiro com água quente. Entre outros problemas, no local também faltavam lâmpadas e os trabalhadores dormiam em colchoes dispostos no chão.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Os envolvidos relataram que foram contratados para serviços na propriedade rural, mas não receberam o pagamento da semana anterior. Eles afirmaram que sofreram ameaças e agressões pelo responsável pela contratação.

De acordo com o relatório da PMSC, os envolvidos “apresentavam algumas lesões, também tiveram seus pertences danificados e relataram que o agressor usou pedaços de madeira com o intuito de obriga-los a trabalhar”, mesmo sem pagar pelos serviços. Os policiais entenderam que a situação configura “condições degradantes e desumanas, tanto pela precariedade do local onde foram alojados, quanto pela forma como estavam sendo tratados pelo contratante”.

Os militares conduziram uma das vítimas a uma Unidade Básica de Saúde para receber atendimento médico para os ferimentos. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil (PCSC), que irá investigar o responsável pela propriedade pelos possíveis crimes de ameaça, lesão corporal leve, dano e trabalho análogo à escravidão.

O caso chegou ao Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPR-SC), responsável pela apuração e regularização de casos desse tipo. O órgão firmou ao TVBV Online que já está formalizando a denúncia para abrir um inquérito e também investigar o caso.

           

             

SC lidera crescimento da criação de cachaças no país; veja números

Município de Luiz Alves, no Vale do Itajaí, está entre as cidades com mais fabricantes no Brasil

Santa Catarina é o estado com o maior crescimento no número de marcas de cachaça. Segundo os últimos dados do Anuário de Cachaça 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o estado é o quarto com maior número de fabricantes do produto.

Continue lendo