22 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Internacional

Trump lança ‘Conselho da Paz’ com críticas à ONU: ‘Nunca falei com eles’

Imagem: Casa Branca/Reprodução
Lançamento do conselho foi feito durante um painel no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta quinta-feira (22) a sua iniciativa que recebeu o nome de “Conselho da Paz”. Em discurso, o republicano fez críticas à Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento do conselho foi feito durante um painel no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

“A gente está comprometido a garantir que Gaza esteja desmilitarizada, governada de maneira própria, seja reconstruída. Acho que a gente pode fazer outras coisas assim que sejamos bem-sucedidos em Gaza, e faremos isso com as Nações Unidas”, disse Donald Trump.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

“As Nações Unidas têm um grande potencial, mas não usa esse potencial, mas há, sim, esse grande potencial. Há muitas pessoas boas ali. Mas, nas oito guerras que eu resolvi, eu nunca falei com a ONU, eles poderiam resolver, acho que até tentaram, mas não tentaram o suficiente”, acrescentou o republicano. Na cerimônia, Donald Trump assinou o documento que formaliza a criação que formaliza do Conselho da Paz. Além dele, membros convidados por ele também assinaram o documento, como o presidente da Argentina, Javier Milei.

Nesta semana, Trump confirmou que convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor o conselho e que o brasileiro deverá desempenhar uma função de destaque no órgão. No entanto, Lula ainda não se manifestou. Ao comentar sobre a composição do grupo, Trump reforçou seu entusiasmo com a presença do líder brasileiro. “Eu gosto dele”, declarou o mandatário americano, ressaltando que Lula terá um “grande papel” nas decisões e articulações da nova organização internacional.

 

           

             

Com Wagner Moura, ‘O Agente Secreto’ recebe 4 indicações ao Oscar

Filme de Kléber Mendonça Filho disputa como Melhor Filme e Melhor Ator; veja lista completa de indicados

O filme nacional O Agente Secreto, dirigido por Kléber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, recebeu cinco indicações ao Oscar, maior premiação do cinema mundial. Os indicados foram anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na manhã desta quinta-feira (22); confira a lista completa abaixo.

Continue lendo