Decisão pode manter parlamentar no cargo, provocar nova eleição ao Senado em Santa Catarina ou até beneficiar Raimundo Colombo, enquanto possibilidade de adiamento segue no radar político / Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador catarinense Jorge Seif (PL) terá o futuro político analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira, 10 de fevereiro. A Corte julga ação que pede a cassação do mandato por suposto abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022. Entre os pontos questionados estão a possível utilização de aeronave e estrutura empresarial para favorecer a candidatura. Caso seja absolvido, Seif permanece no cargo e tende a sair politicamente fortalecido, já que o caso foi anteriormente arquivado no TRE de Santa Catarina. Por outro lado, uma eventual condenação pode resultar na perda do mandato, inelegibilidade e até na convocação de nova eleição para o Senado no Estado, cenário que movimenta os bastidores políticos catarinenses.
Raimundo de olho
Por outro lado, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), segundo colocado na disputa ao Senado em 2022, acompanha atentamente o desenrolar do processo e é apontado como um dos interessados na eventual reconfiguração do cenário político, e pode assumir a vaga em caso de cassação de Seif. Noutra situação, também não está descartada a possibilidade de novo adiamento do julgamento, situação que manteria o senador no exercício do cargo até uma decisão definitiva da Justiça Eleitoral.




