Projeto de extensão Autonomia Aquática oferece aulas de caiaque, stand up padle, slackline sobre a piscina e jogos aquáticos
O projeto de extensão Autonomia Aquática, promovido pelo Instituto Autonomia, está com inscrições abertas para PCDs acima dos 2 anos de idade. As atividades na água específicas para o público têm início no dia 6 de março nas piscinas do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Por meio da prática esportiva, o projeto busca das mais autonomia e ajudar na socialização dos participantes. “Por meio desse projeto, são acolhidas e empoderadas pessoas com deficiência, especialmente autistas, e suas famílias, o que amplia as oportunidades de socialização, desenvolvimento e autoestima”, ressalta Suzana Matheus Pereira, coordenadora do projeto e diretora-geral da Udesc Cefid.
As sessões neste ano acontecerão semanalmente e sempre nas sextas-feiras, das 10h15 às 11h15, quando os inscritos terão a oportunidade de se integrar socialmente e desenvolver aspectos motores com atividades como caiaque, stand up padle, slackline sobre a piscina e jogos aquáticos, com o apoio de materiais especializados e profissionais da área.
Em 2025, o projeto de extensão foi uma das 14 ações selecionadas pelo primeiro edital da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag) para iniciativas sociais, com recursos totais de R$ 500 mil para financiamento.
Sobre o Instituto Autonomia
O Instituto Autonomia foi criado em 2006, no Rio de Janeiro, pela professora Andrea Monteiro, iniciou suas atividades em Florianópolis três anos depois e atualmente atende 105 famílias.
Com foco na educação inclusiva, no desenvolvimento humano e na autonomia individual, a entidade acolhe e fortalece pessoas com deficiência e familiares com ações de equipe transdisciplinar, de áreas como Psicologia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia e Comunicação. Mais informações podem ser obtidas no site do instituto.
Atirador invade casa do vizinho e mata gato com tiro de espingarda
Tutor suspeita que homem tenha matado outros quatro animais de estimação dele
Um homem invadiu a casa e matou o gato de estimação do vizinho com um tiro de espingarda. Esse caso aconteceu na manhã desta terça-feira (3) em Ibirama, na região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Segundo relato do tutor do animal, o suspeito ainda teria tentado matá-lo com uma faca, mas sem sucesso.





