26 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

UFSC, IFSC e IFC promovem atividades no “Dia pela Paz nas Escolas”

Ações educativas e culturais estão previstas nas instituições

Em homenagem ao Dia Mundial da Educação, as Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina promovem atividades no Dia pela Paz nas Escolas, nesta sexta-feira (28). Contra a violência, unem-se a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC).

UFSC Blumenau

Algumas das ações promovidas ocorrem em Blumenau. A UFSC convida toda a comunidade acadêmica a vestir-se de branco e, às 9h, será realizado um minuto de silêncio em todo o campus de Blumenau. O início e o término da homenagem será sinalizado por um apito em todos os blocos de ensino.

A partir das 10h, será realizado o evento Círculo de Construção da Paz (baseado na Justiça Restaurativa), no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira. Na atividade, serão abordados os temas de luto coletivo e fortalecimento emocional. Já às 18h30, no mesmo Auditório, acontece a Roda de Escuta e Acolhimento, promovida pelo Instituto Reumanizar. Nesse momento as pessoas poderão falar sobre seus sentimentos e angústias, mediados por facilitadores que estimularão o exercício da escuta empática.

 

UFSC Florianópolis

Em Florianópolis, a ação integra o Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), que ficam no campus da UFSC no bairro Trindade.

O evento em na capital catarinense também tem início às 9h de sexta-feira (28), no Pátio do Colégio de Aplicação (CA). Na programação, está prevista a apresentação da Orquestra de Câmara da UFSC e também apresentações musicais dos docentes e estudantes do CA que desenvolvem a oficina de Música no colégio.

Estarão presentes no evento o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, junto à sua vice-reitora, Joana Célia dos Passos, e autoridades do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IFC).

IFSC Florianópolis

A partir das 11h de sexta-feira (28), a professora Lola Aronovich, voz ativa feminista na internet, pedagoga e docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), fará palestra no Auditório do IFSC, na Avenida Mauro Ramos, no Centro de Florianópolis. A palestra será restrita a convidados e à comunidade do IFSC, no entanto haverá transmissão ao vivo pela TV UFSC e pelo IFSC.  Além da palestra, os campi do IFSC contarão com atividades culturais e artísticas no começo da manhã.

Foto: Freepik / Reprodução

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação