Pesquisa internacional recente aponta que 68% dos brasileiros estão acima do peso ideal
Um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina com a comunidade oferece atendimentos para adultos que desejam sair da situação de sobrepeso e obesidade. Esse é o Nutrição em Ação, que busca, por meio de uma abordagem comportamental, baseada em evidências científicas, orientar os pacientes à mudarem os hábitos alimentares para uma dieta mais saudável e sustentável.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Os atendimentos acontecem nas quartas-feiras, período vespertino, no terceiro andar do Centro de Ciências em Saúde da UFSC e são feitos por alunos e professores do curso de nutrição. A consulta acontece mediante agendamento prévio, que pode ser feito por meio deste link.
Problema de saúde nacional
O sobrepeso e a obesidade são condições que causam risco para a saúde e são enfrentadas por milhões de brasileiros. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 96 milhões de adultos brasileiros estão acima do peso ideal, o que corresponde a 60,3% da população. Deste total, 41 milhões são considerados obesos.
Seis anos depois, o percentual aumentou de forma considerável no país. Dados do Atlas Mundial da Obesidade de 2025 revelam que 68% dos brasileiros adultos estão acima do peso. Desta quantia, 31% são obesos.
Passageira de moto morre após acidente com caminhão no Norte do estado
Duas faixas foram interditadas, causando um congestionamento de três quilômetros
Uma mulher de 26 anos, sem a identidade confirmada, morreu na manhã desta quarta-feira (24) em um acidente de trânsito na BR-101, em Joinville, no Norte catarinense. A vítima era passageira de uma moto, que se chocou contra um caminhão. O condutor da motocicleta, um homem de 57 anos que fazia serviço de transporte de pessoas por aplicativo, sofreu apenas lesões leves.