13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Última chance: Senador Jorge Seif tenta provar inocência e permanecer no cargo

Senador Jorge Seif (PL-SC) /Foto: Roque de Sá/Agência Senado

As atenções no campo político, nesta terça-feira (16), se voltam para o julgamento do senador Jorge Seif (PL/SC), a partir das 19h30. Em jogo o recurso do processo em que o Ministério Público Eleitoral aponta evidências de crime eleitoral, e pede a cassação do Senador por abuso do poder econômico. Na sessão de julgamento, será dado prosseguimento à leitura do relatório e voto, de parte do relator Floriano Azevedo Marques. Em seguida, as demais justificativas e votação de André Ramos Tavares, Maria Isabel Diniz, Raul Araújo, e os ministros Kássio Nunes Marques, Carmen Lúcia e Alexandre de Moraes.

Expectativa não é das melhores

Obviamente pode ocorrer a absolvição do senador. Se isso ocorrer, naturalmente ele continua no mandato, sem mais recursos. Por outro lado, em caso de cassação o cargo será declarado vago, e se inicia uma nova discussão para a forma de preenchimento. O Tribunal Superior Eleitoral poderá definir por uma nova eleição, ou declarar eleito o segundo colocado (Ex-governador Raimundo Colombo – PSD), a partir da recontagem dos votos. Este é o grande ponto em que a coligação entre o Patriota, PSD e União Brasil aposta. Porém, há possibilidade que a discussão, caso se decida por nova eleição, ganhe novos capítulos no Supremo Tribunal Federal (STF). Por sua vez, Seif aposta nos argumentos de sua defesa, para se livrar da cassação. Seja como for, um capítulo complexo na política catarinense; uma mancha na imagem.

Autorizado novo curso de Medicina na UFSC de Curitibanos

A pactuação foi realizada entre a UFSC e o Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). Foto: Ângelo Miguel / MEC

O comunicado foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana. A notícia foi bastante comemorada pela presidente da Comissão de Educação e Cultura, na Alesc, a deputada Luciane Carminatti (PT), ao lado de outros parlamentares estaduais e federais. Serão ao todo 25 vagas a serem preenchidas, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Curitibanos, município muito próximo de Lages. Segundo as informações, a autorização para o curso foi dada durante o 2º Encontro de Lideranças Municipalistas Catarinenses em Brasília. A autorização observa regras, procedimentos e padrão decisório para os pedidos de autorização de novos cursos de medicina por Instituições de Educação Superior integrantes do Sistema Federal de Ensino, de acordo com a Portaria Normativa nº 15, de 22 de julho de 2013. Vale lembrar, que em Lages, uma universidade particular ainda aguarda a deliberação para por em prática também o Curso de Medicina. A Unifacvest já está com toda a estrutura do Curso montada, com investimento no que há de mais moderno visando a capacitação dos alunos, incluindo o corpo docente.

Boas-vindas ao colega Prisco Paraíso

O renomado comentarista e colunista político Prisco Paraíso, um dos ícones do segmento opinativo de Santa Catarina, fez, nesta segunda-feira (15), sua estreia na TVBV, junto ao principal programa jornalístico da emissora, o Band Cidade, comandado por Rodrigo Cardoso. Prisco se junta ao grupo de colunistas também no Portal da TVBV. Uma grande conquista da emissora. Fica o registro e o desejo de muito sucesso na parceria firmada com a empresa.