29 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Último dia para o Fies: inscrições terminam nesta sexta; saiba mais

Estudantes podem escolher até três opções de cursos entre 67 mil vagas oferecidas em instituições privadas; resultado sai na terça (14)

Termina às 23h59 desta sexta-feira (10) o prazo para a inscrição de estudantes que desejam participar do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) de 2023. Das 122 mil vagas disponibilizadas para o ano em instituições privadas, 67 mil foram oferecidas neste primeiro semestre. Todo o processo seletivo é realizado no Portal do Fundo de Financiamento Estudantil. Para se inscrever, clique aqui.

Os interessados podem escolher até três opções de cursos e o resultado dos pré-selecionados será divulgado na próxima terça-feira (14). Entre os dias 15 e 18 de março, os aprovados devem complementar a inscrição, quando será pedido a apresentação de documentos para celebrar o contrato de financiamento.

O Fies é o programa do governo federal que financia a graduação de alunos com renda de até 3 salários mínimos por integrante da família. O candidato precisa ter feito uma das provas do Enem entre 2010 e 2022, ter somado média de 450 pontos na avaliação e não ter zerado a redação. Uma vez participante, o estudante tem até 20 anos para pagar o financiamento a juros mais baixos que os praticados pelo mercado.

 

Inadimplência

Na última segunda-feira (6), o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou que as taxas de inadimplência do Fies estão altíssimas. Dados do FNDE apontam que R$ 11 bilhões em parcelas que já deveriam estar pagas estão em aberto. Quase um milhão de estudantes estão inadimplentes.

No Ministério da Educação, um grupo de trabalho foi criado para discutir mudanças no programa. Em 180 dias, uma proposta de reformulação do Fundo de Financiamento do Ensino Superior. Entre as instituições privadas, existe a expectativa de aumento no número de vagas oferecidas. Em janeiro, para garantir a continuidade do programa, o Ministério da Fazenda liberou R$ 500 milhões para a regularização de pagamentos do Fies

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação

Educação