O pequeno Lucas Colombo Wojcikiewicz, de 9 anos e portador do espectro autista, conheceu ao lado da mãe e das irmãs os veículos de comunicação que compõem o Grupo
O destino proporciona momentos que ficam guardados na memória, muitos não são programados e um deles ocorreu na tarde desta quinta-feira (15) na sede do Grupo Barriga Verde (GBV). Jornalistas e funcionários foram presenteados com a visita do pequeno Lucas Colombo Wojcikiewicz, de 9 anos de idade. O estudante da 4ª série do ensino fundamental é portador do espectro autista e possui hiper foco em marcas e futebol. Acompanhado da mãe e das duas irmãs conheceu toda a estrutura dos veículos do GBV.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Na Band FM esteve no estúdio e conheceu locutores. Em seguida conversou com os jornalistas do Portal TVBV Online e viu como funcionava a produção de conteúdo em uma emissora de TV. No estúdio ficou empolgado com o local onde são produzidos os programas Jogo Aberto, SC Acontece e Band Cidade. “Gostei do passeio, vi o que passa na programação. Quando crescer quero fazer programas na TV e na Rádio”, comentou Lucas. Quando indagado quais seriam os programas ele disse: “De segunda a sexta vai ser o Programa do Lucas e no sábado vai ser o Programa da conversa”, respondeu empolgado.
O que chama a atenção é como a visita ocorreu. “Estávamos passando e meu filho viu a bandeira e gritou: mãe aqui é a Band eu posso conhecer? Então fiz a volta para ele ver o prédio, mas a recepcionista disse que ele poderia conhecer”, comentou a mãe do Lucas, Letícia Colombo Wojcikiewicz. Ela afirmou que adorou a visita e o local. “Eu adorei é muito bonito aqui, muito arborizado, a gente foi muito bem recebido e todos foram muitos atenciosos com o Lucas”, completou.
Função social do Grupo Barriga Verde
Os veículos de comunicação exercem um papel social fundamental na construção de uma sociedade mais consciente, crítica e participativa. Mais do que informar fatos do cotidiano, eles têm a responsabilidade de promover o diálogo, estimular o pensamento crítico, valorizar a cidadania e contribuir para a formação de opinião de maneira ética e comprometida com a verdade.
O Grupo Barriga Verde (GBV) acredita que a comunicação é uma ferramenta essencial para aproximar as pessoas da realidade, fortalecendo a democracia e o senso de pertencimento social. Nesse contexto, busca ir além de noticiar acontecimentos e atuar como agente social, comprometido com a educação, a cultura e a formação de novos cidadãos. Uma das iniciativas que reforçam esse compromisso é a promoção e o incentivo à visitação de escolas às suas dependências.
Ao receber escolas, o Grupo Barriga Verde abre as portas para que alunos tenham a oportunidade de conhecer, na prática, como funciona o universo da comunicação e do jornalismo. Durante as visitas, os estudantes aprendem sobre os processos de produção de notícias, o papel dos profissionais da área e a importância da informação responsável para a sociedade. Essa experiência contribui para ampliar o conhecimento dos jovens, despertar vocações e fortalecer a compreensão sobre o papel da imprensa na vida cotidiana. Para as escolas agendarem uma visita à sede do Grupo Barriga Verde basta realizar o contato pelo telefone (48) 3239-1000.
De Y-jurerê-mirim a Florianópolis: Um percurso de nomes e narrativas
Antes que velas brancas riscassem o horizonte, empurrando as grandes naus e caravelas. Antes mesmo que mapas europeus tentassem dar forma ao sul do mundo, a Ilha de Santa Catarina…










